Município está há dois meses com 100% de ocupação nas UTIs Covid-19; cerca de dez pacientes por dia aguardam por internação
A região de Ribeirão Preto enfrenta um colapso no sistema de saúde devido ao aumento de casos de COVID-19 e à realização de festas clandestinas.
Festas clandestinas e aglomerações
No último fim de semana, a Polícia Militar e a Guarda Municipal encerraram pelo menos duas festas clandestinas em Batatais, uma em uma chácara no bairro Caé e outra na rua dos Peixes. As autoridades expressam preocupação com o desrespeito às medidas de isolamento social.
Colapso no sistema de saúde
Em Batatais, hospitais estão com 100% de ocupação de leitos de UTI há mais de dois meses. Há uma fila de espera com cerca de 10 pacientes por dia para vagas de terapia intensiva. A situação é semelhante em Franca, com quase 40 pessoas aguardando por leitos. A Secretaria da Saúde de Batatais relata um aumento expressivo na procura por atendimento médico nos primeiros dias de maio.
Aumento de casos e apelo às autoridades
Entre a última semana de abril e a primeira semana de maio, houve um aumento de 85% nos casos de COVID-19 em Batatais, saltando de uma média de 26,14 casos por dia para 52,85 casos por dia. O prefeito de Batatais fez um apelo à população para que cumpram as medidas de isolamento social e evitem aglomerações. Até a última atualização, Batatais registrava 4.414 casos confirmados, 535 pacientes em isolamento e 96 óbitos.
A situação em Batatais e cidades vizinhas é crítica, com hospitais lotados e um aumento significativo de casos de COVID-19. O desrespeito às medidas de isolamento social e a realização de festas clandestinas agravam ainda mais a situação, colocando em risco a saúde da população.



