Somente no PS Álvaro Azzuz 49 pacientes aguardavam por vaga de internação nesta quinta-feira (13)
Franca enfrenta colapso no sistema público de saúde devido à pandemia de coronavírus.
Situação Crítica em Franca
Até ontem, 49 pessoas aguardavam transferência de hospitais da região, um aumento de 10 pacientes em relação ao sábado anterior. A prefeitura suspendeu os testes de Covid-19 devido à necessidade de direcionar funcionários para o atendimento de emergência. A tenda montada em frente ao pronto-socorro chegou a ser fechada por duas horas devido ao desespero da população, sendo posteriormente reaberta.
Medidas da Prefeitura e Recomendações
A prefeitura abrirá um novo espaço de atendimento na UPA do Jardim Aeroporto, transferindo a pediatria para o posto Doutor Janzão. Pacientes com Covid-19 e baixa saturação de oxigênio serão atendidos na UPA do Jardim Aeroporto. O Ministério Público recomendou ao Estado a abertura de novos leitos para desafogar o sistema de saúde da região. Apesar do governo federal ter destinado recursos para a reabertura de 10 leitos na Santa Casa de Garapava, o valor é considerado insuficiente.
Leia também
- Mulher é detida após ameaçar funcionários da UPA do Jardim Aeroporto I em Franca
- Agência Nacional de Saúde Suplementar aprova reajuste para planos de saúde individuais em 2025
- Sessão Câmara Municipal Ribeirão Preto: Câmara aprova abertura de crédito suplementar de mais de R$ 4 milhões para a Secretaria da Saúde
Promessas e Realidades
O governador João Doria afirmou que não faltará atendimento para pacientes com Covid-19 na região, garantindo a disponibilidade de leitos, incluindo UTIs. Entretanto, as cidades solicitam leitos ao Estado há tempo sem obter respostas efetivas. Há um impasse entre Estado, Ministério da Saúde e municípios sobre a responsabilidade pela abertura de novos leitos, gerando incertezas sobre a real solução para o problema. A situação permanece crítica, e a população segue aguardando ações concretas para amenizar o colapso no sistema de saúde.


