E já nesta segunda-feira (31) a Operação Gaia apreendeu cinco aves da espécie Colarinho, em uma casa no bairro Ipiranga
A Polícia Ambiental de Ribeirão Preto e região realiza a operação Gaia, focada na conscientização e combate aos crimes ambientais, até 2 de junho. As ações incluem plantio de mudas, distribuição de mudas via drive-thru e soltura de aves silvestres apreendidas.
Plantio e Distribuição de Mudas
Na manhã de hoje, cerca de 60 mudas foram plantadas na mata de Santa Teresa. Amanhã, 1º de junho, haverá distribuição de mudas em sistema drive-thru no Curupira. O objetivo é reflorestar áreas degradadas e conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental.
Soltura de Aves e Combate às Queimadas
No dia 2 de junho, a Polícia Ambiental fará a soltura de aves silvestres apreendidas irregularmente. O Sargento Ricardo de Oliveira alerta para os perigos das queimadas, principalmente em maio, período seco e propício a incêndios. Ele lembra que colocar fogo em mata configura crime ambiental, com consequências administrativas, penais e civis, como a ocorrida no ano passado na reserva do Jataí.
Leia também
Dicas para o Reflorestamento
O engenheiro florestal Lucas Rodrigues da Silva destaca a importância de usar mudas nativas da região, remover espécies invasoras antes do plantio e escolher o local ideal para cada espécie, considerando suas necessidades de sol e sombra. A manutenção inclui limpeza ao redor da muda, rega em períodos secos e uso de hidrogel para retenção de água.
A operação Gaia já resultou na apreensão de cinco aves da espécie coleirinho em uma residência no bairro Ipiranga, cujo morador foi autuado e multado em R$ 2.500 por não possuir licença para criação das aves. A operação reforça a importância da conscientização e do cumprimento das leis ambientais para a preservação do meio ambiente.



