CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com aumento nas ocupações de UTI, Nogueira ‘ameaça’ rebaixar Ribeirão à fase vermelha do Plano SP

Para impedir o colapso da saúde, novos leitos devem ser implantados; Carnaval terá quatro pontos facultativos na semana que vem
UTI ocupação Ribeirão Preto
Para impedir o colapso da saúde, novos leitos devem ser implantados; Carnaval terá quatro pontos facultativos na semana que vem

Para impedir o colapso da saúde, novos leitos devem ser implantados; Carnaval terá quatro pontos facultativos na semana que vem

Nesta sexta-feira (data), a Prefeitura de Ribeirão Preto realizou uma entrevista coletiva para atualizar a população sobre a situação da pandemia de Covid-19 na cidade. O prefeito, Duarte Nogueira, e o secretário de saúde, Sandro Scarpelini, detalharam as medidas em vigor e os desafios enfrentados.

Situação dos leitos de UTI e medidas preventivas

Com a ocupação de leitos de UTI para Covid-19 acima de 80%, a Prefeitura alertou sobre a possibilidade de retornar à fase vermelha do Plano São Paulo, caso os índices não melhorem. A gravidade da situação foi enfatizada, com a menção à segunda onda de contágios, resultado das festas de fim de ano e viagens ao litoral. A falta de vacinação completa da população, principalmente idosos acima de 60 anos, contribui para a situação crítica. As autoridades reforçaram a necessidade da população manter as medidas de prevenção, como o uso de máscaras, distanciamento social e higiene frequente das mãos. A responsabilidade individual no combate à pandemia foi destacada como crucial para evitar o colapso do sistema de saúde.

Recursos humanos e leitos hospitalares

O secretário Sandro Scarpelini abordou a questão da dificuldade em aumentar o número de leitos de UTI, mesmo com convênios firmados. A principal barreira é a falta de profissionais de saúde, muitos dos quais sofrem com o esgotamento profissional (burnout). Apesar do contrato com o Hospital Ribeirânia prever até 10 leitos de UTI para o SUS, apenas cinco estão atualmente ativos devido à falta de pessoal. A situação é semelhante em outros hospitais da região, com dificuldades generalizadas na contratação de profissionais para a abertura de novos leitos. A possibilidade de receber pacientes de outros municípios com sistemas de saúde colapsados, como Araraquara e Bauru, também foi mencionada, reforçando a gravidade da situação regional.

Ações da Prefeitura e apelo à população

Para conter o avanço da pandemia, a Prefeitura decidiu manter o ponto facultativo nos dias de Carnaval (sábado, domingo, segunda e terça-feira), visando reduzir a circulação de pessoas na cidade. A antecipação da vacinação para pessoas com 85 anos ou mais, a partir de quinta-feira, também foi anunciada, com o agendamento online disponível a partir das 18h desta sexta-feira. O prefeito Duarte Nogueira enfatizou a necessidade de uma ação conjunta entre o poder público e a população, alertando que a responsabilidade de conter a pandemia é compartilhada. A entrevista coletiva finalizou com um apelo à população para que redobrem os cuidados, seguindo os protocolos de segurança e evitando aglomerações, para que se evite um cenário ainda mais crítico.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.