Média semanal de casos passou de 34 para 123 entre março e abril; fechamento total começou no sábado (24)
Cajuru decreta lockdown em meio a aumento de casos de Covid-19
Situação preocupante em Cajuru
O município de Cajuru decretou lockdown até o dia 2 de maio em resposta ao aumento significativo de casos de Covid-19. A decisão, tomada após a observação de um crescimento alarmante nos números da doença, foi antecipada para começar em um sábado, em vez do domingo inicialmente previsto.
Números alarmantes e capacidade hospitalar
Em janeiro, a média semanal de casos positivos era de 47. Em fevereiro, caiu para 38 e em março para 34. Entretanto, em abril, a média saltou para 100 casos por semana, atingindo 123 casos na semana que terminou em 23 de abril. Cajuru conta com 20 leitos de enfermaria Covid (17 ocupados, 85% de ocupação) e 100 leitos de UTI, com ocupação total (100%). Apesar de, no momento da entrevista, não haver pacientes aguardando por leitos, a preocupação com o crescimento acentuado de casos levou à decisão do lockdown.
Leia também
- Crescimento e investimentos em Ribeirão Preto: Mutiplan anuncia novo capítulo de crescimento e investimento em Ribeirão Preto
- Minas Gerais decreta emergência sanitária animal após confirmação de casos de gripe aviária
- Aumento de casos de coqueluche em: Estado de São Paulo registra aumento de 57% nos casos de coqueluche
Lockdown e adesão da população
A secretária de Saúde, Giovanna Voltini Moraes, explicou que a medida, embora difícil economicamente, se justifica pela necessidade de conter a disseminação do vírus. Apesar do impacto econômico, a prefeitura acredita que a adesão da população tem sido positiva, com muitas pessoas apoiando a decisão para evitar um colapso do sistema de saúde. O lockdown prevê o fechamento de estabelecimentos por uma semana, buscando frear a rápida propagação do vírus. A prefeitura se comprometeu a manter a população informada sobre a evolução da situação.
A situação em Cajuru, apesar de representar números aparentemente pequenos em comparação a grandes centros urbanos, mostra-se preocupante considerando a proporção de infectados e a ocupação total dos leitos de UTI. A medida drástica do lockdown demonstra a urgência em controlar o surto e evitar consequências mais graves.



