Adriana Silva faz uma balanço desta edição e traz spoilers da próxima, que terá o tema ‘Futuros Possíveis: entrelinhas e ponto’
A 23ª edição da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, realizada em parceria com a CBN, foi um sucesso de público e vendas. Com mais de 400 atividades gratuitas, a feira recebeu cerca de 250 mil visitantes durante os 11 dias de evento, além de 260 autores.
Números expressivos e impacto na formação de leitores
Mais de 30 mil estudantes participaram de um projeto especial de formação de leitores, e o evento registrou mais de 1 milhão de vendas de livros, sendo 482 mil provenientes do projeto Vale-Livro, uma iniciativa em parceria com o governo do estado. A curadora Adriana Silva destaca a satisfação em atingir as metas estabelecidas, mantendo o público do ano anterior, mesmo com a limitação de espaço físico.
Desafios e o tema da próxima edição
Adriana Silva explica que a capacidade da infraestrutura da feira limita o número de visitantes, o que impede um crescimento muito significativo do público. Apesar do sucesso da edição de 2024, a organização já trabalha na edição de 2025, que terá como tema “Futuros Possíveis”. A escolha do tema foi inspirada na obra “Caminhos da Cultura do Futuro”, publicada em 2015, e abordará reflexões sobre as projeções feitas há uma década e os rumos tomados desde então, incluindo a discussão sobre a inteligência artificial e as mudanças climáticas.
Leia também
A feira, que não se deixou abater por eventos externos como um acidente aéreo ocorrido próximo ao período do evento, reforça seu papel como um importante espaço cultural, celebrando as artes em todas as suas formas, e já deixa o convite para a 24ª edição, na primeira quinzena de atrássto de 2025.