Equipe do Terra da Gente traz os ‘barulhos’ de mais um ecossistema na coluna ‘CBN Sons da Terra’
A Caatinga, um ecossistema exclusivamente brasileiro, foi o tema do programa Sons da Terra, da CBN Ribeirão. A discussão contou com a participação de Marcelo Ferre, Luciano Lima e Ananda Porto, que exploraram a rica biodiversidade e os desafios deste ambiente único.
A Caatinga: Mata Branca do Sertão
Localizada no Nordeste brasileiro, a Caatinga caracteriza-se por um clima semiárido. Durante a estação seca, a maioria das plantas perde suas folhas, originando o nome “Caatinga”, que na língua Tupi significa “mata branca”. Apesar da imagem de aridez, a região abriga uma biodiversidade surpreendente, com muitas espécies endêmicas, ou seja, exclusivas do Brasil.
Biodiversidade da Caatinga: Aves e Outros Seres
A fauna da Caatinga é rica e diversificada. Cerca de 450 espécies de aves habitam a região, incluindo a arara-azul, um símbolo nacional que, embora extinta na natureza, está em processo de reintrodução. Ananda destacou a arara-azul-de-lear, uma espécie ameaçada de beleza singular, e outras aves como o choca-do-nordeste, a jacotinga e o pilpil. Luciano mencionou a importância da pesquisa científica na Caatinga, citando o estudo de 40 espécies de sapos que apresentam um processo de estivação, uma espécie de hibernação que lhes permite sobreviver a longos períodos de seca. Essa adaptação está sendo estudada pela medicina para possíveis aplicações em tratamentos humanos.
Leia também
Além das aves e sapos, a Caatinga apresenta uma variedade de outros animais e a paisagem se transforma drasticamente com as chuvas, contrastando com o período de seca. A reportagem ressaltou a importância de conhecer e preservar esse ecossistema único, incentivando a exploração responsável e o turismo sustentável na região. O programa finalizou com uma reflexão sobre a beleza e a riqueza da Caatinga, incentivando os ouvintes a conhecerem mais sobre esse bioma através das redes sociais do Terra da Gente e do seu agregador de podcast preferido ou em oterradagente.com.br.