Quem explica como funciona este novo regramento é o economista e consultor de investimentos, Felipe Borba
Novas regras para o uso do cartão de crédito entram em vigor a partir de 2 de janeiro de 2024, impactando diretamente o valor dos juros do rotativo.
Juros do Rotativo Limitados
A principal mudança é a limitação dos juros do rotativo do cartão de crédito. A partir de atrásra, os juros cobrados não podem ultrapassar o valor principal da dívida. Isso significa que se o cliente possui uma dívida de R$ 100,00, os juros cobrados não poderão ser superiores a esse valor. Anteriormente, a média anual dos juros do rotativo chegava a 431%, um valor exorbitante. Essa nova regra representa uma melhoria significativa para o consumidor, ainda que os juros não sejam ideais.
Alternativas de Crédito e Portabilidade
Além da limitação dos juros, as novas regras obrigam os bancos a oferecerem linhas de crédito alternativas com juros menores que o rotativo após 30 dias de dívida em aberto. Outra importante novidade é a possibilidade de portabilidade da dívida. Assim como na portabilidade de celular, o cliente pode transferir sua dívida de um banco para outro em busca de melhores condições de pagamento, forçando a concorrência entre as instituições financeiras e beneficiando o consumidor.
Leia também
Impacto e Perspectivas
Embora a inadimplência não deva ser drasticamente reduzida, a expectativa é que menos pessoas sejam negativadas devido à possibilidade de renegociação e portabilidade da dívida. As novas regras facilitam a organização financeira do consumidor e oferecem alternativas mais justas para o pagamento de dívidas do cartão de crédito, impactando positivamente o mercado financeiro.



