Maior parte das mortes deixou de ser registrada entre idosos e atrásra acomete pessoas com idades entre 40 e 59 anos
Ribeirão Preto registrou ontem o menor número de mortes por Covid-19 em quase um mês: oito óbitos, cinco homens e três mulheres com idades entre 41 e 64 anos. Este é o menor número desde 21 de maio, quando foram registradas seis mortes.
Mortes em queda, mas alerta permanece
Embora a redução no número de óbitos seja um sinal positivo, ainda é cedo para comemorar. Os hospitais da cidade continuam com alta taxa de ocupação. As UTIs operam com 92% de ocupação (302 pacientes internados em 325 leitos), e as enfermarias com 78% (291 pacientes em 371 leitos).
Mudança no perfil das vítimas
Um dado preocupante é a mudança no perfil das vítimas. Tem havido um aumento significativo de mortes na faixa etária entre 40 e 59 anos. Em 2020, foram 131 óbitos nesse grupo em nove meses de pandemia. Em 2021, em apenas seis meses, esse número já ultrapassou 400, mais que o triplo. Apesar disso, a mudança no perfil pode indicar que a vacinação está surtindo efeito, protegendo os idosos, grupo mais vulnerável no início da pandemia.
Leia também
Números atualizados
Com os novos registros, Ribeirão Preto totaliza 2451 mortes por Covid-19 desde o início da pandemia. A situação ainda exige cautela e o cumprimento das medidas de prevenção para conter o avanço da doença.


