CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com o maior fluxo de dinheiro girando, também aumentam os índices de crimes cibernéticos

Nos primeiros três meses deste ano foram 500 mil tentativas de golpes no PIX; delegado seccional, Sebastião Picinato, analisa
crimes cibernéticos
Nos primeiros três meses deste ano foram 500 mil tentativas de golpes no PIX; delegado seccional, Sebastião Picinato, analisa

Nos primeiros três meses deste ano foram 500 mil tentativas de golpes no PIX; delegado seccional, Sebastião Picinato, analisa

O aumento no uso de dinheiro físico, transações via Pix e pagamentos digitais, impulsionado pelas compras de fim de ano, tem sido aproveitado por quadrilhas para aplicar golpes. A Polícia Civil de Ribeirão Preto registrou um aumento significativo de boletins de ocorrência relacionados a esse tipo de crime.

Golpes virtuais em alta

Os criminosos frequentemente abordam clientes de bancos e lojas, se passando por funcionários e enviando links infectados por vírus para roubar dados pessoais. A Polícia Civil conta com uma divisão especializada em crimes cibernéticos para auxiliar nas investigações, utilizando ferramentas sofisticadas de inteligência para rastrear os criminosos.

Modos de atuação das quadrilhas

Os golpistas exploram a vulnerabilidade dos usuários de Pix, que muitas vezes não tomam as precauções necessárias, como bloquear o celular ou instalar antivírus. Eles utilizam engenharia social, estudando a rotina das vítimas pelas redes sociais para criar narrativas convincentes e solicitar dinheiro. As vítimas são de todos os perfis, embora idosos sejam mais suscetíveis a alguns tipos de golpe. Táticas comuns incluem promoções falsas, boletos falsos de órgãos oficiais e a impersonação de familiares via WhatsApp.

Dicas de segurança e como agir

Para se proteger, é fundamental verificar cuidadosamente as informações antes de realizar qualquer transação via Pix, confirmar a identidade do destinatário e desconfiar de ofertas muito boas para serem verdadeiras. Criar senhas fortes, manter antivírus atualizado e não clicar em links suspeitos também são medidas importantes. Em caso de golpe, registre um boletim de ocorrência na delegacia. A polícia utiliza informações bancárias e dados telefônicos, com autorização judicial, para rastrear os criminosos. É crucial não emprestar sua conta bancária para ninguém, pois isso pode acarretar consequências legais. A prevenção e a cautela são as melhores armas contra esses crimes.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.