CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com o volume de chuva dos últimos dias, paisagem muda na cachoeira de Itambé, em Altinópolis

Queda de 40 metros está mais forte e carregada; na estiagem do ano passado, cenário era crítico
chuva em Itambé
Queda de 40 metros está mais forte e carregada; na estiagem do ano passado, cenário era crítico

Queda de 40 metros está mais forte e carregada; na estiagem do ano passado, cenário era crítico

As fortes chuvas dos últimos dias fizeram o nível do Rio Pardo subir significativamente, alterando a paisagem local e impactando diversas atividades.

Rio Pardo Transbordado: Um Cenário Transformado

A mudança mais visível é a transformação da cachoeira, que, após um longo período de estiagem com fluxo mínimo de água, atrásra apresenta um volume considerável. Marcos César Borges, proprietário de um rancho às margens do rio, relata que em 2020 era possível atravessar o rio a pé. Hoje, calcula que o nível da água subiu cerca de 2,20 a 2,5 metros.

Impactos nas Atividades Locais

A força da correnteza do Rio Pardo, entre Serrâneo e Altinópolis, preocupa moradores e pescadores. A velocidade da água tornou o uso de pequenas embarcações na região da antiga ponte de trem perigoso. Fernando Carramas, outro ranchero, descreve a rápida elevação do nível da água em seu local de acesso para barcos, que passou de 20 centímetros abaixo do primeiro degrau para totalmente coberto em poucos dias. A presença de troncos na água aumenta o risco de acidentes para quem utiliza embarcações.

A Natureza se Refaz e a Pesca se Alegra

Apesar dos desafios, a chuva trouxe benefícios. A natureza se recupera após um período de estiagem prolongada que causou incêndios e afetou a qualidade do ar. A cheia do rio favorece a piracema, período de reprodução dos peixes, e a pesca, atualmente proibida, deverá ser beneficiada com a reprodução em larga escala. A cachoeira do Itambé, em Altinópolis, também se transformou em um espetáculo da natureza, com um volume de água muito superior ao registrado em atrássto do ano passado. A grande quantidade de água, no entanto, exige cautela dos visitantes, que devem buscar orientação profissional para evitar acidentes.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.