Segundo o Cepea, bloqueios podem impactar negativamente as atividades em todas as regiões do país; ouça o ‘Giro do Agro’
Os bloqueios nas rodovias brasileiros da semana passada impactaram o fluxo comercial de diversos produtos, causando preocupações, principalmente no setor leiteiro. A questão central gira em torno do preço do leite cru, matéria-prima fundamental para laticínios e derivados.
Impacto nos Preços e na Captação
Um estudo do Centro de Estudos Avançados em Economia da USP aponta que os bloqueios podem afetar negativamente as atividades econômicas em todas as regiões do país a longo prazo. Embora a captação de leite tenha sido menos afetada que o transporte, a incerteza permanece. Felipe Totelli, produtor de leite de Santo Antônio da Alegria, relata que em sua região a captação não sofreu grandes alterações e os preços se mantêm estáveis por enquanto. Ele menciona um caso isolado de descarte de leite devido aos bloqueios, mas ressalta a normalidade na captação em sua região e a ausência de comunicação sobre alterações de preços por parte dos laticínios.
Visão do Mercado e Tendências
Apesar dos impactos pontuais, agentes do setor acreditam que os bloqueios não devem provocar mudanças imediatas nas tendências de mercado. A diminuição das interdições e a retomada gradual das atividades contribuem para esse otimismo. A normalização das atividades comerciais deve minimizar os efeitos negativos a longo prazo.
Leia também
Apesar dos desafios impostos pelos bloqueios rodoviários, a expectativa é de que o mercado leiteiro se estabilize gradualmente, com os preços se mantendo sem grandes oscilações no curto prazo. A recuperação da normalidade no transporte de mercadorias é fundamental para a manutenção da oferta e da estabilidade de preços.