Saiba como, quando e onde realizar doação de sangue
Em Ribeirão Preto, o Banco de Sangue enfrenta um dos momentos mais críticos de captação de sangue, com uma queda significativa nas doações. A situação é agravada pelo fim do ano, período de férias e festas, que naturalmente reduz o número de doadores. A pandemia do novo coronavírus também contribui para esse cenário, afastando ainda mais as pessoas dos bancos de sangue.
Queda nas Doações e Necessidades do Banco de Sangue
De acordo com Renata Ribas, captadora de doadores do Banco de Sangue de Ribeirão Preto, a expectativa é de uma redução de até 30% nas doações em dezembro. Todos os tipos sanguíneos estão em baixa, mas o negativo é especialmente crítico por ser o doador universal. Essa escassez impacta diretamente pacientes que necessitam de transfusões, como vítimas de acidentes, casos frequentes nessa época do ano.
Recomendações para Doação de Sangue
Para quem deseja doar, é importante estar em boas condições de saúde. Caso apresente sintomas gripais, como gripe, resfriado ou Covid-19, é necessário aguardar 30 dias após a recuperação. É obrigatório apresentar um documento oficial com foto. Quem faz uso de medicamentos para hipertensão ou diabetes deve consultar a equipe do Banco de Sangue pelo telefone (36) 1015-1515. Embora não seja necessário jejum, recomenda-se evitar alimentos gordurosos três horas antes da doação.
Leia também
Informações Adicionais e Horário de Atendimento
O Banco de Sangue de Ribeirão Preto funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h, na Rua Quinze de Novembro, 895, atrás do Hospital São Lucas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (36) 1015-1515.



