Quem pagar a primeira parcela do imposto até o dia 10 de janeiro recebe um desconto de 10%; saiba se você tem direito a isenção
Os carnês do IPTU 2023 de Ribeirão Preto começaram a ser enviados aos moradores. O imposto teve um reajuste de 6,46%, calculado com base na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) entre novembro de 2021 e outubro de 2022. O INPC serve como base para a correção anual do salário mínimo, atualmente em R$ 1.212.
Entrega dos Carnês e Descontos
De acordo com a Secretaria Municipal da Fazenda, a entrega será finalizada até 5 de janeiro. Segundo o secretário Afonso Reis, cerca de 50% dos carnês na área central e adjacências já foram entregues, e aproximadamente 35% nas demais áreas da cidade. Quem não receber o carnê em casa poderá emitir a segunda via pelo site da prefeitura. O pagamento da primeira parcela até 10 de janeiro garante um desconto de 10% sobre o valor total do IPTU. A parcela única também vence em 10 de janeiro e possui o mesmo desconto.
Isenção do IPTU
A isenção do IPTU é destinada a aposentados, pensionistas, ex-pracinhas e outras categorias, incluindo viúvos. A solicitação é feita eletronicamente, mas quem recebeu a isenção em 2022 não precisa requerer novamente; a isenção constará automaticamente no site da prefeitura. Para dúvidas ou problemas com a isenção, a Secretaria da Fazenda está atendendo no Poupatempo de Ribeirão Preto.
Leia também
Em resumo, os moradores de Ribeirão Preto já estão recebendo seus carnês do IPTU 2023, com um reajuste de 6,46%. Há um desconto de 10% para quem pagar a primeira parcela ou a parcela única até 10 de janeiro. A isenção do IPTU está disponível para diversos grupos, e o processo de solicitação é simplificado para quem já o recebeu no ano anterior. Para qualquer dúvida ou problema, a Secretaria da Fazenda está à disposição no Poupatempo.



