CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com vários pontos de incêndio na região, as aeronaves viram ferramenta fundamental para extinção de focos

Piloto Thiago Magalhães explica como funcionam as estratégias de combate à queimadas
incêndios florestais
Piloto Thiago Magalhães explica como funcionam as estratégias de combate à queimadas

Piloto Thiago Magalhães explica como funcionam as estratégias de combate à queimadas

A situação do ar em Ribeirão Preto e região é crítica, com céu cinza e uma mistura de poeira, fuligem e poluentes das queimadas. A professora Lúcia Campos, da USP de Ribeirão Preto, alerta para os problemas respiratórios causados por essa combinação de poluentes, enfatizando a necessidade de chuvas prolongadas para melhorar a qualidade do ar.

Impacto das Queimadas na Região

Morro Agudo, segunda cidade do estado de São Paulo com maior número de focos de incêndio, registra 55 ocorrências desde o início de atrássto. A extensão territorial do município, com muitas fazendas e lavouras, contribui para a dificuldade no combate às chamas, que se reiniciam após serem controladas. Bombeiros, Defesa Civil, brigadistas e aviões trabalham diariamente para conter os incêndios.

Combate Aéreo aos Incêndios

A aviação agrícola desempenha papel crucial no combate aos incêndios, com aeronaves realizando diversas decolagens por hora para lançar água sobre as chamas. Thiago Magalhães, presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola, descreve os desafios do trabalho, que exigem dos pilotos manobras precisas em condições extremas de fumaça e calor. As aeronaves, com capacidade para transportar cerca de 2000 litros de água, conseguem despejar esse volume em apenas 4 segundos, criando uma força considerável para abafar o fogo e auxiliar as equipes terrestres. A escolha dos pontos de abastecimento é estratégica, utilizando pistas de pouso próximas aos focos de incêndio e contando com o apoio de caminhões-pipa das usinas. A visão aérea permite, inclusive, identificar possíveis focos criminosos.

Coordenação e Desafios

A comunicação precisa entre pilotos, bombeiros e brigadistas é fundamental para a eficácia do combate. A estratégia é traçada em conjunto, considerando a direção do vento e a necessidade de proteger a fauna. Em alguns casos, a prioridade é criar rotas de fuga para os animais, antes mesmo de extinguir completamente as chamas. A situação em Morro Agudo permanece preocupante, com equipes trabalhando para conter os focos de incêndio e realizando rescaldos. A região de Ribeirão Preto e Luiz Antônio também enfrenta incêndios, com aeronaves em prontidão para auxiliar no combate.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.