CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMAM fará licitação para construção de usina de reciclagem

Local deverá resolver problema de descarte de entulho em 30 cidades da região da Alta Mogiana
usina de reciclagem
Local deverá resolver problema de descarte de entulho em 30 cidades da região da Alta Mogiana

Local deverá resolver problema de descarte de entulho em 30 cidades da região da Alta Mogiana

O Consórcio de Municípios da Alta Mogiana (Comam) se prepara para anunciar uma nova licitação para a construção de uma usina de reciclagem de entulhos. A iniciativa, segundo o Comam, tem o potencial de solucionar integralmente os desafios relacionados ao descarte inadequado desses materiais em 30 municípios da região de Ribeirão Preto.

Usina Móvel para Atender à Região

Edson Avalos, secretário-executivo do Comam, detalha que a usina será móvel, percorrendo todos os municípios que integram a Alta Mogiana. “Já estamos em processo de licitação. Fomos contemplados para adquirir uma usina de triturar os resíduos da construção civil, ou seja, os entulhos”, explica Avalos. A estrutura inclui o triturador, um caminhão, um gerador e duas peneiras, permitindo a produção de pedriscos de diferentes medidas. “Essa usina será móvel, ficará em cima dessa carreta e ela percorrerá os 30 municípios do Comam, resolvendo por completo a questão do entulho nessas localidades”, complementa.

Definição da Agenda e Prioridades

Uma reunião entre os municípios e a Câmara Técnica do Meio Ambiente foi realizada em Franca para discutir o funcionamento da usina e definir as prioridades entre as cidades da região. Avalos ressalta que as sobras de entulho serão aproveitadas na manutenção das estradas rurais das cidades. A expectativa é que a usina comece a operar já no início de janeiro, resolvendo um problema ambiental grave enfrentado por todos os municípios, que muitas vezes não dispõem de locais adequados para o descarte de entulhos.

Impacto Ambiental e Solução Sustentável

O secretário-executivo do Comam destaca que a falta de locais apropriados para o descarte de entulhos leva os municípios a depositarem os materiais em áreas impróprias, resultando em multas ambientais e danos ao meio ambiente. “Nós vamos fazer a agenda. Por exemplo, sairemos de Franca e iremos para Cristais Paulista, triturando tudo que tem lá. Esse resíduo triturado será deixado no local autorizado pela Cetesb, de onde o município poderá pegar o pedrisco e usar diretamente na manutenção de suas estradas rurais”, explica Avalos.

A reunião definiu o cronograma da usina, com as datas e cidades a serem visitadas. A previsão é que a usina entre em operação no primeiro trimestre do próximo ano, proporcionando uma solução sustentável e eficiente para a gestão de resíduos da construção civil na região.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.