Campanha é até esta sexta-feira (26) e vai vacinar moradores que tem de 18 a 59 anos e o atendimento é das 14h às 18h
Serrana inicia vacinação contra a Covid-19 em moradores de 18 a 59 anos
Aumento de casos e a nova fase da vacinação
A Secretaria de Saúde de Serrana, município paulista que se destacou na campanha de imunização contra a Covid-19, iniciou nesta segunda-feira (não especificado o dia, mês e ano) a vacinação de reforço contra o coronavírus para moradores com idade entre 18 e 59 anos. A prefeitura espera aplicar 6 mil doses até sexta-feira, motivada pelo aumento de casos na cidade: de 179 em setembro para 564 em outubro, representando um tripé aumento. Apesar do crescimento expressivo de casos, o número de mortes permaneceu baixo.
Resultados positivos e estratégia de imunização
Serrana foi pioneira no país ao concluir a vacinação de adultos por meio de um estudo inédito com o Instituto Butantã, que comprovou a eficácia da CoronaVac em toda a população. A Secretaria de Saúde, através da secretária Leila Guzmão, busca imunizar o maior número possível de pessoas. O drive-thru implementado esgotou as 600 senhas disponibilizadas nesta segunda-feira antes do horário previsto. Além do projeto com o Butantã, a cidade realiza vigilância epidemiológica e inquéritos para monitorar a incidência da infecção e a resposta imunológica após a segunda dose da vacina.
Leia também
Abordagem e próximos passos
Apesar da alta nos casos, a Secretaria de Saúde destaca a ausência de aumento nas mortes, reforçando a eficácia das vacinas. Cerca de 95% dos idosos acima de 60 anos já receberam a dose de reforço. A vacinação está disponível para todos os moradores, sem necessidade de pressa, e há doses suficientes. O drive-thru foi implementado para otimizar a imunização, complementando a vacinação em escolas aos sábados e domingos. A campanha segue até sexta-feira, com maior atendimento das 14h às 18h no drive-thru, e das 8h às 16h nas escolas Dom Pedro I, Betarello, da Osira e Maria Antônia.



