CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Começa a campanha de vacinação contra poliomielite

Coordenadora do Programa de Imunização de Ribeirão, Mayra Fernanda de Oliveira, explica como vai funcionar a vacinação na cidade
vacinação contra poliomielite
Coordenadora do Programa de Imunização de Ribeirão, Mayra Fernanda de Oliveira, explica como vai funcionar a vacinação na cidade

Coordenadora do Programa de Imunização de Ribeirão, Mayra Fernanda de Oliveira, explica como vai funcionar a vacinação na cidade

Ribeirão Preto intensifica campanha de vacinação contra poliomielite e outras doenças imunopreveníveis.

Vacinação contra Poliomielite

A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite (pólio) está em andamento em Ribeirão Preto, com foco em crianças de um a quatro anos. Todas as crianças nessa faixa etária devem receber uma dose da vacina, mesmo aquelas com a vacinação aparentemente em dia. Essa dose extra é crucial devido à persistência da pólio em alguns países, e à facilidade de transmissão internacional da doença.

Atualização do Calendário Vacinal

Além da vacinação contra a pólio, a campanha enfatiza a atualização do calendário vacinal completo para crianças e adolescentes de zero a 14 anos. A coordenadora do programa de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Mayra Fernanda de Oliveira, destaca a queda nas coberturas vacinais nos últimos anos, em parte devido à pandemia de Covid-19. A introdução de novas vacinas, como a meningocócica ACWY para adolescentes de 11 e 12 anos, também reforça a necessidade de atualização das carteiras de vacinação.

Campanha de Vacinação e Cuidados com a Covid-19

Em Ribeirão Preto, cerca de 34 mil crianças de 1 a 4 anos precisam ser vacinadas contra a pólio. A meta é alcançar todas as crianças sem contraindicação. A campanha de atualização abrange aproximadamente 130 mil crianças e adolescentes até 14 anos, incluindo a vacinação contra o HPV e outras doenças. A coordenadora reconhece o receio dos pais em levar crianças pequenas aos postos de saúde devido à Covid-19, mas reforça a importância da vacinação e os cuidados adotados para minimizar o risco de contágio nas unidades de saúde, como fluxos separados para vacinação e consultas médicas, disponibilização de álcool em gel e orientação para que apenas um acompanhante vá com cada criança. A campanha de vacinação contra o sarampo para adultos (30 a 49 anos) também continua até o dia 30 de outubro, em conjunto com a campanha da poliomielite. Os postos de saúde funcionarão em horário estendido em um dia do final de semana de outubro para facilitar o acesso à vacinação. A ausência da carteira de vacinação não impede a imunização, sendo possível realizar a atualização dos dados no posto de saúde.

A população é incentivada a procurar os postos de saúde para vacinação, contribuindo para a proteção coletiva contra doenças imunopreveníveis.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.