CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Começa hoje (15) o período para entrega da declaração do Imposto de Renda

Janela para protocolar o documento vai até 31 de maio; quem fizer o processo antes tem prioridade na restituição
Começa hoje (15) o período
Janela para protocolar o documento vai até 31 de maio; quem fizer o processo antes tem prioridade na restituição

Janela para protocolar o documento vai até 31 de maio; quem fizer o processo antes tem prioridade na restituição

Começou oficialmente o período de entrega da declaração do Imposto de Renda. O prazo vai até 31 de maio e a Receita Federal espera maior pontualidade dos contribuintes nesta edição.

Prazo e expectativa da Receita

Em Ribeirão Preto, 220.344 contribuintes entregaram a declaração dentro do prazo em 2023. Para 2025, a previsão da Receita é de um aumento de cerca de 4,5% no número de entregas, o que elevaria a marca para aproximadamente 230 mil declarações até 31 de maio.

Como declarar: site, aplicativo e pré‑preenchimento

O envio da declaração deve ser feito pelo portal gov.br, onde também é possível baixar o aplicativo da Receita. O processo é considerado simples e autoexplicativo: o contribuinte segue as orientações do sistema, preenche os dados solicitados e, para muitos casos, pode utilizar a opção de declaração pré‑preenchida, alimentada pelo cruzamento de informações com órgãos federais.

Destinação de parte do imposto para entidades locais

Ao apurar imposto a pagar, o contribuinte pode destinar até 6% desse valor para entidades assistenciais registradas junto aos conselhos municipais dos direitos da criança e do adolescente. Em Ribeirão Preto, essas transferências são recebidas pelo conselho municipal que, por sua vez, repassa os recursos às instituições credenciadas — que atendem crianças, idosos e lares de longa permanência, entre outros serviços.

Segundo dados locais, há mais de R$64 milhões que poderiam ser destinados dessa maneira, mas no ano passado os repasses feitos por contribuintes ribeirão‑pretanos somaram cerca de R$3 milhões. Especialistas e representantes de organizações sociais enfatizam que a destinação não implica em pagamento adicional: trata‑se de direcionar parte do imposto devido para apoiar iniciativas da própria cidade.

Organizações e conselhos municipais têm divulgado informações sobre as entidades aptas a receberem as doações e orientam o contribuinte sobre como indicar a instituição de preferência durante o preenchimento da declaração.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.