CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Começa hoje (6), em Ribeirão, o Datagro, evento que marca o início da safra 2024/ 25 da cana

Grandes nomes do setor sucroenergético estiveram no evento que segue até amanhã (7) em Bonfim Paulista
safra cana 2024
Grandes nomes do setor sucroenergético estiveram no evento que segue até amanhã (7) em Bonfim Paulista

Grandes nomes do setor sucroenergético estiveram no evento que segue até amanhã (7) em Bonfim Paulista

A abertura oficial da safra da cana-de-açúcar 2024-2025 aconteceu em Ribeirão Preto, durante o Datagro. O evento, que reuniu empresários, especialistas e políticos do setor sucroenergético, projetou uma safra menor em volume, mas com expectativa de maior rentabilidade.

Projeções para a Safra

De acordo com Plínio Nastari, presidente da Datagro, a safra deve atingir 592 milhões de toneladas de cana na região Centro-Sul, uma redução de aproximadamente 9,8% em comparação com a safra anterior. Apesar da queda na produção de cana, a oferta de açúcar e etanol deve se manter estável, devido aos estoques existentes. A previsão é de uma pequena redução na oferta de açúcar (400 mil toneladas) e de etanol (1,7 bilhão de litros). Os preços do etanol devem ser ligeiramente mais remuneradores devido ao aumento do consumo.

Desafios e Oportunidades

O clima foi apontado como um dos principais desafios para os produtores. Maurílio Biage Filho, empresário do setor, destacou a imprevisibilidade climática como um fator crucial que impacta diretamente a colheita, independentemente das estratégias de produção. Entretanto, o evento também ressaltou os avanços tecnológicos como forma de mitigar os impactos climáticos e aumentar a eficiência da produção. Luciano Rodrigues, diretor da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica), mencionou os desafios enfrentados nos últimos anos, incluindo a pandemia, quebra de safra e mudanças tributárias, e a importância de se preparar para um novo ano desafiador, focando em temas como sustentabilidade, combustíveis sustentáveis de aviação e marítimos, e mercado de carbono.

Importância do Agronegócio

Autoridades presentes destacaram a importância do agronegócio para a economia brasileira, especialmente para Ribeirão Preto, considerada a capital do agronegócio. O setor representa um terço do PIB brasileiro, um terço dos empregos e mais de 50% das exportações. O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, e o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Guilherme Pie, reforçaram o compromisso com o fomento da produção de combustíveis limpos e o desenvolvimento sustentável do setor.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.