O prazo dado para o término da elevação do teto das plataformas é de seis meses
Após anos de espera, as obras de reforma das plataformas de ônibus na Praça das Bandeiras, em Ribeirão Preto, finalmente foram retomadas. A obra, iniciada em 2016 e entregue à Prefeitura em dezembro do mesmo ano, nunca foi concluída devido a irregularidades. A principal pendência era a altura do teto das plataformas, inferior ao previsto no projeto original.
Teto mais alto e árvores a menos
Para solucionar o problema, a altura do teto será aumentada de 3,90 metros para 4,40 metros. Essa alteração exigirá a remoção de algumas árvores da praça, o que gerará a necessidade de compensação ambiental com o plantio de 350 mudas em outros locais da cidade. A Prefeitura afirma que o processo de extração das árvores será realizado em momento oportuno, após a retirada da estrutura atual.
Impacto na população e custos da obra
A população, impactada pela demora e pelas condições precárias das plataformas, demonstra ceticismo quanto ao cumprimento do prazo de seis meses previsto para a conclusão da obra. Moradores e trabalhadores relatam dificuldades em utilizar o ponto de ônibus, especialmente devido à falta de abrigo e segurança. O custo adicional da reforma, estimado em R$ 400 mil, será arcado pela empresa concessionária do transporte público, Prourbano, somando-se aos R$ 3 milhões já investidos. A Prefeitura de Ribeirão Preto não terá custos adicionais com a obra.
Leia também
A reforma das plataformas atende a exigências do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico e Artístico (CONDEFA), que solicitou a elevação do teto para garantir a acessibilidade e a segurança dos usuários. A expectativa é que, com a conclusão das obras, as plataformas ofereçam melhores condições de conforto e segurança para os passageiros do transporte público da região central da cidade.