CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Comerciante de Ribeirão é investigado por suspeita de intermediar compra de armas por facção criminosa

Homem, que tem registro de CAC, seria responsável por comprar o armamento e repassar a um grupo criminoso no Maranhão
compra de armas
Homem, que tem registro de CAC, seria responsável por comprar o armamento e repassar a um grupo criminoso no Maranhão

Homem, que tem registro de CAC, seria responsável por comprar o armamento e repassar a um grupo criminoso no Maranhão

Operação Integrada Combate Tráfico Ilegal de Armas

Uma operação conjunta entre a Polícia Civil de Ribeirão Preto e a Polícia Civil do Maranhão resultou na apreensão de 14 armas, 545 munições, três veículos e R$ 350 mil em bancos. Duas pessoas foram presas preventivamente, e três em flagrante. A ação teve como foco o combate ao comércio ilegal de armas de fogo.

Investigação e Desdobramentos em Ribeirão Preto

Em Ribeirão Preto, um comerciante de 42 anos foi detido na Vila Albertina, interrogado e liberado. A investigação aponta que ele cedeu seu registro como colecionador, atirador e caçador (CAC) e abriu uma microempresa (MEI) para auxiliar uma organização criminosa do Maranhão na aquisição ilegal de armas de grosso calibre. A Polícia Civil de Ribeirão Preto utilizou informações de redes sociais e bancos de dados para identificar o envolvido. Apesar da busca em sua residência, nenhuma arma ou ligação direta com o crime organizado foi encontrada, e o comerciante negou envolvimento.

A Rede Criminosa e o Papel da Comunidade

A investigação revelou uma rede criminosa no Maranhão, possivelmente envolvendo militares, que desviava armas legalmente adquiridas para o comércio ilegal. O delegado Kleber Granja, da DEC (Delegacia Especializada em Investigações Criminais) de Ribeirão Preto, destacou a importância da integração entre as polícias e a colaboração da comunidade. O comércio ilegal utilizava a internet e contatos diretos entre células criminosas. A Polícia Civil reforça a importância de denúncias e a preservação de locais de crime para auxiliar nas investigações.

A operação demonstra a eficácia da cooperação interestadual no combate ao crime organizado e a necessidade de monitoramento constante das atividades online para prevenir o tráfico de armas. A investigação continua em andamento, com a expectativa de identificar outras armas e desmantelar completamente a rede criminosa.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.