Centro de Ribeirão Preto teve grande movimentação na manhã desta quarta-feira
Dia das Crianças movimenta o comércio em Ribeirão Preto
O feriado de Nossa Senhora Aparecida e a proximidade do Dia das Crianças aquecem o comércio de Ribeirão Preto. Lojas registram intensa movimentação, com consumidores da cidade e região em busca de presentes. Há expectativas positivas entre lojistas, apesar de opiniões divergentes sobre o movimento em comparação com o ano anterior.
Cenários distintos entre consumidores e comerciantes
Famílias demonstram diferentes estratégias para as compras. Algumas priorizam presentes mais acessíveis, adaptando-se ao orçamento, enquanto outras planejam presentes para filhos e sobrinhos. A comerciante Silvia Bidouche, do Jardim Paulista, relata movimento fraco em sua loja de brinquedos em relação a 2022, esperando crescimento nas vendas até o dia 12. Em contraponto, a movimentação no centro da cidade é considerada intensa por muitos.
Expectativas e dicas para o consumidor
Segundo o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto (Simcovark), Paulo César Garcia López, a redução da inflação influencia a variedade de presentes, com opções como vestuário, calçados e instrumentos musicais. Ele sugere que os consumidores negociem descontos, uma vez que os lojistas estão mais flexíveis neste período. A expectativa é que os consumidores gastem entre R$ 80 e R$ 100 por presente, com bicicletas e brinquedos entre os itens mais procurados. Apesar do aumento de preços em relação ao ano passado (0,68% para bicicletas e 1,36% para brinquedos), os números são considerados baixos pelos especialistas, se comparados aos anos anteriores. As lojas do centro terão abertura facultativa das 9h às 17h no dia 12 de outubro.
Leia também
O Dia das Crianças se mostrou um período de movimentação significativa para o comércio de Ribeirão Preto, com expectativas diversas entre consumidores e lojistas, mas com um cenário geral de retomada econômica e oportunidades para bons negócios.



