Último caso foi nesta terça-feira (6); segundo a Transerp, quase 1,5 km de fios foi levados só neste ano
Avenida Dom Pedro, em Ribeirão Preto, sofre com onda de furtos de fios elétricos
Comerciantes e moradores relatam prejuízos
A Avenida Dom Pedro, na zona norte de Ribeirão Preto, tem sido alvo constante de furtos de fios elétricos. Comerciantes e moradores da região relatam prejuízos significativos e temem pela segurança do bairro. Nesta terça-feira, uma ótica e uma clínica médica foram vítimas dos criminosos, que levaram diversos fios, causando transtornos e prejuízos financeiros. A gerente de uma ótica, Maria Reis, afirma que o prejuízo chegou a R$ 600,00, afetando o funcionamento do estabelecimento e o atendimento aos clientes. A falta de energia causada pelos furtos também impacta o conforto e a segurança dos moradores.
Investimentos em segurança e a busca por soluções
Diante da situação, moradores e comerciantes têm investido em medidas de segurança para proteger seus estabelecimentos. Alexandre Braga, empresário da região, instalou uma caixa reforçada para proteger a fiação de seu comércio, após tentativas frustradas de furto. A aposentada Maria do Rosário Moreira, moradora de uma travessa da Avenida Dom Pedro, relatou ter investido em concertina e portão para inibir os criminosos, após diversos furtos que a deixaram sem energia. A prefeitura afirma que as câmeras de segurança instaladas na cidade podem auxiliar na prevenção desses crimes.
Leia também
Prejuízos e ações da prefeitura
Os furtos de fios têm gerado prejuízos significativos para a cidade. Segundo dados do Balanço Transparência, em 2023, foram furtados 1.415 metros de cabos elétricos de semáforos, resultando em um prejuízo de quase R$ 17.000,00. Em 2022, o número foi ainda maior, com 3.418 metros de cabos furtados em 65 ocorrências. A situação demonstra a necessidade de ações mais efetivas por parte das autoridades para combater esse tipo de crime e garantir a segurança da população.



