Denúncias apontam que as interrupções no abastecimento completou dois meses; Daerp admite problemas em duas válvulas
Um problema de falta d’água afeta moradores e comerciantes de um quarteirão da Avenida Dom Pedro, em Ribeirão Preto. O trecho sem abastecimento fica entre as ruas Tapajós e Japurá, no lado par da avenida.
Comerciantes improvisam soluções
Sem água nas torneiras, comerciantes têm improvisado para manter seus negócios funcionando. Paulo Marcão, dono de uma loja de doces, instalou uma caixa d’água de mil litros na entrada do estabelecimento para captar água e abastecer a loja com o auxílio de uma bomba. A falta d’água também impacta a refrigeração das mercadorias. Para manter o climatizador funcionando, Marcão utiliza outra caixa d’água com ligação direta no equipamento. Em uma oficina mecânica, o mecânico Douglas Duque de Carvalho relata a impossibilidade de trabalhar sem água para a limpeza de radiadores. Em uma loja de artigos para festas, o comerciante Bruno César Lataro demonstra sua frustração com a situação. Um curso de culinária na região também sofre com a falta d’água, impossibilitando a realização das aulas com higiene adequada.
Falta de água gera prejuízos e reclamações
A falta d’água já dura pelo menos dois meses, segundo os comerciantes. Diversas reclamações foram feitas à companhia responsável pelo abastecimento, a Águas de Ribeirão Preto (APP), gerando vários protocolos. Apesar da visita de um representante da APP, o problema persiste. A companhia informou que o problema está em duas válvulas de abastecimento que precisam ser trocadas. A cobrança de água continua sendo feita normalmente, mesmo com a falta de abastecimento, seguindo a medição do hidrômetro em cada imóvel, com cobrança mínima para comércios dependendo do consumo.
Leia também
Situação irregular e perspectivas
A situação chama atenção pelo contraste com o lado ímpar da avenida, onde o abastecimento é normal. A falta de água impacta diretamente os negócios e o dia a dia dos moradores, gerando prejuízos e transtornos. A expectativa é que o problema seja resolvido com a troca das válvulas, prevista para ocorrer em breve.



