CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Comerciantes de Franca comemoram retorno de atendimento em salões de beleza e restaurantes

Lei sancionada pela prefeitura tornou serviços em essenciais, autorizando atendimento com ocupação de 20% na cidade
Salões de beleza e restaurantes
Lei sancionada pela prefeitura tornou serviços em essenciais, autorizando atendimento com ocupação de 20% na cidade

Lei sancionada pela prefeitura tornou serviços em essenciais, autorizando atendimento com ocupação de 20% na cidade

Franca flexibiliza regras e permite funcionamento de comércios, salões e restaurantes

Comércio e serviços essenciais reabertos em Franca

A Prefeitura de Franca, no interior de São Paulo, sancionou uma lei que classifica comércios, salões de beleza e restaurantes como serviços essenciais. A partir da publicação, esses estabelecimentos podem funcionar das 5h às 20h, com ocupação máxima de 20%. A decisão gerou reações diversas entre os empresários locais.

Impacto econômico e alívio para empresários

Para Denizia Fernandes, proprietária de dois restaurantes na cidade, a reabertura representa um alívio após meses de queda significativa no faturamento (cerca de 70%). A venda de marmitas, alternativa durante o período de fechamento, gerou custos elevados com entregas, comprometendo a lucratividade. Soraya Carrillo, dona de uma loja de roupas, também comemorou a possibilidade de retomar as vendas presenciais, ressaltando a importância do contato direto com os clientes para impulsionar as vendas.

A mesma flexibilidade se estende aos salões de beleza, que também foram incluídos na lista de serviços essenciais, com atendimento individual e horário de funcionamento entre 5h e 20h. Áurea Lopes, proprietária de um salão, afirma estar adotando medidas de segurança reforçadas, como o uso de descartáveis e equipamentos de proteção individual para funcionários e clientes.

Prefeitura justifica decisão e monitora indicadores

O prefeito Alexandre Ferreira justificou a decisão com base na melhora dos indicadores epidemiológicos em Franca, que apresenta taxa de ocupação de leitos de UTI abaixo de 75%, enquanto outras regiões do estado estão em situação mais crítica. Ele ressaltou que a situação será monitorada constantemente e que o município pode rever as medidas caso haja aumento nas internações. A prefeitura afirma que irá analisar os dados a cada três dias, mantendo a flexibilização enquanto os números permanecerem em queda. Qualquer sinal de aumento nos casos pode levar a um retorno às medidas mais restritivas.

Apesar da decisão municipal, a Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo informou que notificará o Ministério Público, uma vez que o estado permanece na fase vermelha do Plano São Paulo até 19 de março. A secretaria reforça que os decretos estaduais prevalecem e que as cidades podem restringir, mas não flexibilizar, as medidas estaduais.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.