CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Comerciantes de Ribeirão Preto estão otimistas para os próximos meses

Pesquisa da ACIRP também revela que caiu o número de empresários que ainda pensam em demitir funcionários
Comerciantes Ribeirão Preto
Pesquisa da ACIRP também revela que caiu o número de empresários que ainda pensam em demitir funcionários

Pesquisa da ACIRP também revela que caiu o número de empresários que ainda pensam em demitir funcionários

Empresários de Ribeirão Preto demonstram crescente otimismo em relação às vendas futuras, de acordo com o mais recente levantamento realizado pela Sirp em parceria com a Fundace. O estudo, que ouve os empresários a cada 90 dias, revela uma tendência de alta no índice de confiança ao longo de 2016.

A Confirmação da Melhora

Gabriel Couto, economista da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, destaca que a melhora no otimismo atrásra se confirma pelo aumento nas transações. A pesquisa divide o índice de confiança em dois componentes: a expectativa para os próximos seis meses e a avaliação dos últimos seis meses. O que chamou a atenção neste mês foi que a melhora, antes concentrada nas expectativas futuras, atrásra também se reflete na avaliação do desempenho recente, indicando que os empresários já percebem uma recuperação real.

Desafios Persistentes

A pesquisa também investigou os principais desafios enfrentados pelos empresários. O aumento de custos lidera a lista, seguido pelos gastos com tributos e a falta de demanda, esta última influenciada pelo ambiente de crise. A crescente concorrência, possivelmente reflexo do aumento do desemprego e da busca por empreendedorismo, também se destaca, enquanto a capacidade de expansão é vista como um desafio menor no momento.

Planos para o Futuro e o Impacto do Natal

Questionados sobre seus planos para os próximos seis meses, 15,7% dos empresários afirmaram que pretendem contratar mais funcionários, um aumento significativo em relação aos 9,3% da avaliação anterior. Em contrapartida, a porcentagem dos que planejavam demissões caiu de 10,7% para apenas 5%. A proximidade com o Natal pode ter um impacto positivo nessas projeções.

O levantamento, que ouviu 300 empresas em Ribeirão Preto, sendo 63,7% do comércio, 26% do setor de serviços e 10,3% da indústria, demonstra uma perspectiva mais animadora para o futuro próximo.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.