No primeiro trimestre do ano o comércio de Ribeirão apresentou prejuízo; expectativa é que o feriado alavanque as vendas em 3%
Depois de um primeiro trimestre com queda nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado, o comércio de Ribeirão Preto espera com otimismo o Dia das Mães. A expectativa é de um crescimento entre 2% e 3%, segundo o presidente do Sincomércio Varejista de Ribeirão Preto, Paulo César Garcielóps.
Cenário Econômico e Comportamento do Consumidor
Apesar do crescimento tímido, o presidente destaca que é um sinal positivo de reação da economia. Ele aponta a cautela do consumidor devido à instabilidade política e a demora na implementação de reformas econômicas. Mesmo assim, a expectativa é de vendas superiores às do ano passado, considerando que o Dia das Mães é a segunda data mais importante para o varejo.
Expectativas de Vendas e Média de Gastos
O Sincomércio estima um gasto médio de R$ 120 por presente. Os produtos mais procurados são itens de vestuário, beleza, perfumaria, cosméticos, acessórios e calçados. Para impulsionar as vendas, shoppings e lojas estão promovendo ações como sorteios, descontos especiais e vendas online. A facilidade do parcelamento no cartão de crédito também contribui para o aumento das vendas.
Leia também
Cartão de Crédito e Horário Especial
Uma pesquisa do Sincomércio indica que mais da metade dos consumidores parcelam suas compras no cartão de crédito. Essa forma de pagamento é vantajosa tanto para o cliente quanto para o lojista, impulsionando a competitividade entre as empresas de máquinas de cartão, que estão reduzindo taxas e oferecendo prazos menores para antecipação de recebíveis. O comércio de Ribeirão Preto terá horário especial de funcionamento nos dias que antecedem o Dia das Mães: sexta-feira (10/05) das 9h às 22h e sábado (11/05) das 9h às 18h. Os shoppings funcionarão normalmente.



