CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Comerciantes protestam contra a proibição do estacionamento na avenida Dom Pedro I

Quem parar no local está passível de multa por conta da implementação do corredor de ônibus; grupo pede a flexibilização
proibição estacionamento avenida Dom Pedro I
Quem parar no local está passível de multa por conta da implementação do corredor de ônibus; grupo pede a flexibilização

Quem parar no local está passível de multa por conta da implementação do corredor de ônibus; grupo pede a flexibilização

Comerciantes da Avenida Dom Pedro, em Ribeirão Preto, realizaram um novo protesto nesta quarta-feira (data a confirmar) em frente à prefeitura, reivindicando a revisão da proibição de estacionamento na via.

Estacionamento na Avenida Dom Pedro: um problema que persiste

A manifestação, que contou com cartazes e apitos, ocorreu devido à implantação de corredores de ônibus na região. Embora a prefeitura alegue ter criado 400 vagas de estacionamento rotativo em áreas próximas (as chamadas Áreas Azul), os comerciantes afirmam que a medida não resolveu o problema da falta de vagas para clientes, impactando significativamente seus negócios.

Impacto negativo nos negócios e reivindicações dos comerciantes

Os comerciantes relatam uma queda drástica no número de clientes desde a implementação das novas regras de trânsito, em 10 de outubro. A preocupação aumenta com a aproximação de datas importantes como a Black Friday e o Natal. Clóvis de Moraes, um dos comerciantes presentes no protesto, destacou a necessidade de estacionamento para clientes com mobilidade reduzida, como gestantes, idosos e cadeirantes. Ele ressaltou que esta foi pelo menos a quinta manifestação realizada pelo grupo para chamar a atenção das autoridades para a questão.

A busca por soluções e o futuro da Avenida Dom Pedro

Após o protesto, os comerciantes se reuniram com o secretário Sôner Antônio Abud, que se comprometeu a levar as reivindicações ao prefeito e demais autoridades. Os comerciantes argumentam que a nova organização do trânsito, apesar das vagas criadas, trouxe impactos negativos significativos, com perdas superiores a 50% na receita e na clientela. Atualmente, os corredores exclusivos para ônibus funcionam de segunda a sexta, das 6h às 9h e das 16h às 19h, e aos sábados, das 6h às 9h. Fora desses horários, outros veículos podem transitar pela faixa da direita, sendo permitida a carga e descarga entre 9h e 11h. A situação demonstra a necessidade de um diálogo mais efetivo entre comerciantes e prefeitura para encontrar uma solução que atenda às necessidades de todos.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.