CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Comerciantes querem superar vendas de Finados de 2015

Movimentação nos cemitérios da região cresceu na véspera do 'Dia dos Mortos'
vendas de finados
Movimentação nos cemitérios da região cresceu na véspera do 'Dia dos Mortos'

Movimentação nos cemitérios da região cresceu na véspera do ‘Dia dos Mortos’

O Dia de Finados é a segunda data mais importante para o mercado de flores no Brasil, ficando atrás apenas do Dia das Mães. A tradição de homenagear entes queridos impulsiona as vendas e contribui para um bom fechamento de ano para o setor.

Vendas de Flores e Velas em Alta

Em Ribeirão Preto, Lourdes Lensa, gerente de uma floricultura na zona norte, observa que a véspera do Dia de Finados já indica o movimento esperado. Muitas pessoas preferem visitar os cemitérios no dia 1º, e até o momento as vendas estão em ritmo semelhante ao do ano passado. A expectativa é de aumento significativo nas vendas no próprio dia. Os profissionais que realizam a limpeza de túmulos relatam um atendimento de até 150 clientes por semana. As vendas de velas também registram crescimento considerável.

Preocupação com a Dengue

Em Franca, a fiscalização municipal realizou um leilão para cadastrar comerciantes interessados em vender produtos relacionados ao Dia de Finados, como relatou o chefe da pasta, Maciel Barbosa. Enquanto o comércio se prepara para o aumento das vendas, o poder público se concentra em um problema recorrente: a dengue. Oswaldo Braga, secretário de infraestrutura de Ribeirão Preto, alerta para a importância de remover materiais que possam acumular água e favorecer a proliferação do mosquito.

A preocupação com a dengue é reforçada pela aposentada Janete Silva, que visitou o Cemitério da Saudade em Ribeirão Preto e removeu o plástico de um vaso para evitar a proliferação do mosquito. Ela relata ter contraído dengue no passado e enfatiza a importância dos cuidados, tanto nos cemitérios quanto em casa. A estimativa é que o Cemitério da Saudade e o Bom Pastor, em Ribeirão Preto, recebam 80 mil visitantes cada um. Em Bomfim Paulista, são esperadas 15 mil pessoas, e no Memorial Parque dos Girassóis, 2 mil visitantes. Em Franca, a expectativa é de 100 mil pessoas nos cemitérios da Saudade e Santa Agostinho.

A combinação do aumento das vendas de flores e velas com a preocupação com a saúde pública cria um cenário peculiar para o Dia de Finados.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.