Medida visa fomentar as vendas do Dia das Mães; decreto é válido só para Ribeirão Preto
Neste domingo, Dia das Mães, o comércio de Ribeirão Preto estendeu seu horário de funcionamento. Uma reportagem da CBN foi às ruas para mostrar como os consumidores e comerciantes estão lidando com a data e com os cuidados necessários em tempos de pandemia.
Compras em tempos de pandemia
A reportagem flagrou um movimento tranquilo no centro da cidade. Apesar do medo da Covid-19 ainda persistir, muitas pessoas aproveitaram o horário estendido para comprar os presentes. Maria Rita, por exemplo, uma cozinheira, mesmo com receio, saiu para comprar presentes para si e suas filhas, aproveitando a folga do trabalho. Ela relatou o medo de sair de casa, mas a necessidade de realizar as compras.
Segurança e horários especiais
Os comerciantes estão tomando precauções, com álcool gel disponível, uso obrigatório de máscaras e medição de temperatura em algumas lojas. Luiz Carlos, sapateiro, apesar de ter deixado as compras para última hora por conta da correria do trabalho, conseguiu comprar um perfume para sua esposa. O presidente do Sindcomércio Varejista de Ribeirão Preto, Paulo César Garcia Lopes, destacou que o horário estendido das lojas tem contribuído para evitar aglomerações, permitindo um fluxo mais tranquilo de clientes.
Leia também
Expectativas positivas
Há uma expectativa positiva para as vendas do Dia das Mães. Uma pesquisa do Sebrae São Paulo indica que as mulheres pretendem gastar mais este ano, principalmente aquelas entre 40 e 59 anos, com uma maior preferência por compras em pequenos negócios. Apesar dos desafios da pandemia, o comércio se adapta e busca garantir um Dia das Mães especial, com segurança e boas vendas.



