Contratos temporários aquecem o mercado no final do ano
A contratação de funcionários por período, também conhecidos como contratos intermitentes, tem movimentado a economia de Ribeirão Preto. Bares, restaurantes e supermercados estão aproveitando o aumento da demanda nos finais de semana para abrir novas vagas de emprego. Somente em atrássto, foram gerados mais de 6 mil empregos desse tipo, segundo o Ministério do Trabalho.
Contratos intermitentes: uma solução para empregadores e funcionários
Em Ribeirão Preto, a pizzaria de Felipe Lira é um exemplo de negócio que adotou esse modelo de contratação. A recepcionista Rosinei de Silva Santos, por exemplo, trabalha apenas às sextas, sábados e domingos, quando o movimento da pizzaria quase dobra. Para Felipe, essa modalidade é vantajosa: “Durante a semana o movimento não é tão grande quanto o final de semana e a gente teria funcionários ociosos. Então a gente acaba tendo pessoas que vêm só ao final de semana, e é bom pra gente e bom pro funcionário também.” Rosinei, por sua vez, garante receber todos os benefícios trabalhistas, como décimo terceiro e férias.
Benefícios para os trabalhadores
A operadora de caixa Maria de Lú é outro exemplo de profissional que se beneficia dos contratos intermitentes. Durante a semana, ela trabalha com marmitas, mas aos finais de semana complementa sua renda no supermercado. “É uma coisa que eu queria fazer há muito tempo, juntar o que eu ganho com as marmitas, que nem sempre é uma continuidade, uma variação, né? Então eu falei, olha, pelo menos ali eu sei que eu vou ganhar aquilo e eu vou contar com aquilo. Aí ajuda bastante no orçamento”, afirma Maria.
Leia também
Visão otimista para o futuro
O gerente do supermercado, Ronny Aparecido de Almeida, também se mostra satisfeito com o modelo. Ele já contratou outro operador por período e acredita que a modalidade trará benefícios a longo prazo: “Bem positivo, ajuda muito. Acho que tem um tempo a aprender, né? Tem pessoas que têm um outro emprego, então aqui está sendo mais para agregar valores para eles também e para gente também, ajudando todo mundo um pouquinho. E está sempre melhorando, sempre o acendimento nosso aqui. Acreditamos que dando certo esse projeto vai contratar novas funcionárias para outras lojas também.” O Ministério do Trabalho prevê um aumento ainda maior desse tipo de contratação nos próximos meses.



