Mais de dois meses antes das festividades, algumas lojas do centro da cidade já exibem nas prateleiras produtos natalinos
O Natal ainda está a mais de dois meses, mas em Ribeirão Preto o comércio já se prepara para a data. A decoração natalina nas lojas é o primeiro passo para atrair clientes.
Lojas de armarinhos iniciam vendas antecipadas
Em uma loja de armarinhos no centro, dezenas de enfeites natalinos já estão expostos. O proprietário, Alaur Partata, com 50 anos de experiência, afirma que a alta demanda por produtos natalinos começa em outubro. Ele destaca a importância da variedade em seu estoque: “Dois meses antes do Natal a gente já prepara a loja, porque já tem procura, muita procura para a decoração, então a gente tem a mercadoria, vamos expor a mercadoria para poder vender. Tem bastante mercadoria, variedade, novidade, ainda tem muita coisa para chegar. Tem aquele ditado, ‘quem chega na frente bebe água limpa’, né? Então nós estamos preparados para poder vender para esse povo.”
Setor de serviços e decoração também se movimentam
O Natal também aquece o setor de serviços. A decoradora Cristiane Fidalgo, por exemplo, aproveita o fim de ano para aumentar sua renda, realizando decorações em lojas e empresas. Seu ritmo de trabalho já está acelerado e deve se manter assim até dias antes do Natal: “É bem puxado, viu? Já começa atrásra a parte de organização de loja, na qual os lojistas começam a expor os seus produtos para o cliente poder ver, ter ideia e decorar. Então normalmente sempre começa bem antes de novembro as decorações.” Elisabeth Barbosa Gonçalves, dona de casa, comprou luzes de pisca-pisca para um grupo de artesanato da igreja, antecipando a compra para garantir variedade: “No começo você encontra muitas variedades. Se deixar tudo no fim é tudo aquelas coisas que a gente já conhece. Agora a gente pode levar novidades, que é o que a gente procura, né?”
Supermercados já exibem produtos natalinos
Nos supermercados, panetones e chocolates já ocupam espaços maiores nas gôndolas. Para o subgerente de um mercado local, René Marques, as vendas crescem desde setembro, com um aumento de 44% em relação ao ano passado. A antecipação das compras é uma realidade, impulsionada pela proximidade do Natal e pela variedade de produtos disponíveis. A data, 25 de dezembro, cai em uma segunda-feira, deixando mais de dois meses para compras de presentes e lembrancinhas.
Com a proximidade do Natal, o comércio de Ribeirão Preto se prepara para atender à demanda crescente por produtos e serviços, demonstrando a importância da antecipação das compras e a variedade de opções disponíveis para os consumidores.



