O repórter Geraldo Neto esteve no centro da cidade e conversou com alguns consumidores
Ribeirão Preto retorna à fase vermelha: comércio em alerta
Último dia de flexibilização causa movimento intenso
Nesta sexta-feira, o centro de Ribeirão Preto registrou intensa movimentação, aproveitando o último dia de flexibilização do comércio antes do retorno à fase vermelha (fase 1) na segunda-feira. Lojas ficaram repletas de consumidores realizando compras, trocas e pagamentos, buscando aproveitar o período de funcionamento.
Prejuízos para o comércio local
A volta à fase 1 preocupa comerciantes da cidade. Paulo César da Sial, presidente do CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Ribeirão Preto, afirma que o retrocesso causará prejuízos ainda maiores do que os esperados. Segundo ele, o comércio já opera com capacidade reduzida (em torno de 60%), e o novo fechamento impactará significativamente os negócios, principalmente em setores como restaurantes, que trabalham com margem de lucro ainda menor.
Leia também
Impacto na relação capital-trabalho
A situação também afeta a relação entre comerciantes e funcionários. Com a volta das restrições, a readaptação da força de trabalho e a reorganização das atividades se tornam um desafio, podendo gerar conflitos e desequilíbrios na relação capital-trabalho. A expectativa é de que o prejuízo acumulado desde o início da pandemia, em maio, seja ainda mais significativo com essa nova fase de restrições.
A reportagem acompanhou a movimentação no centro da cidade, mostrando a preocupação dos comerciantes e a corrida dos consumidores para aproveitar o último dia de lojas abertas antes do retorno das medidas restritivas mais rígidas.



