CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Comércio de Ribeirão projeta crescimento de até 4% nas vendas de junho de 2025

Levantamento do Sincovarp aponta que temporada de festa junina e dias dos namorados são os responsáveis pelo desempenho
Comércio de Ribeirão projeta crescimento de
Levantamento do Sincovarp aponta que temporada de festa junina e dias dos namorados são os responsáveis pelo desempenho

Levantamento do Sincovarp aponta que temporada de festa junina e dias dos namorados são os responsáveis pelo desempenho

O comércio de Ribeirão Preto projeta um crescimento médio de 2% a 4% nas vendas de junho em comparação ao mesmo período do ano passado, Comércio de Ribeirão projeta crescimento de, segundo levantamento do Centro de Pesquisas do Varejo ligado ao Cincovarp.

Fatores que impulsionam as vendas

A chegada do frio, as festas juninas e o Dia dos Namorados são apontados como principais motivadores para o aumento nas vendas. O ticket médio para presentes do Dia dos Namorados deve variar entre R$ 250 e R$ 300. O pesquisador e coordenador do Centro, Comércio de Ribeirão projeta crescimento de, Diego Gali Alberto, informou que 62% dos consumidores de Ribeirão Preto pretendem comprar presentes para a data, sendo que 61% devem adquirir um único presente.

Perfil do consumidor e produtos mais procurados: Segundo o levantamento, 59% dos consumidores percebem aumento nos preços em relação ao ano anterior, e 76% planejam pesquisar preços pela internet antes de comprar. Os produtos mais vendidos para o Dia dos Namorados incluem roupas, lingeries, peças íntimas, calçados, acessórios, perfumes, cosméticos, maquiagem, bombons, chocolates, joias, bijuterias, celulares e flores naturais. Além disso, a data movimenta bares, restaurantes, hotéis e motéis.

Estratégias comerciais e resultados: Andressa Bredariol, diretora de uma clínica de estética em Ribeirão Preto, destacou o sucesso de combos que oferecem experiências para casais, como massagem relaxante e revitalização facial. Ela afirmou que o movimento na clínica aumentou 25% em relação ao ano passado com essa estratégia, que inclui a venda de vales-presente físicos.

Amanda Silva, proprietária de uma loja de artigos para presentes, afirmou que o Dia dos Namorados é a melhor data de vendas do ano, com faturamento que chega a triplicar em relação a meses normais. Ela ressaltou que produtos personalizados, como pelúcias para café da manhã, são os mais procurados, e que a divulgação nas redes sociais contribui para impulsionar as vendas.

Setor de alimentação e turismo: O economista Diego Gali alertou que o cenário macroeconômico ainda preocupa, com inflação alta, aumento da taxa de juros e elevados índices de endividamento e inadimplência das famílias, fatores que reduzem o poder de compra.

O Dia dos Namorados é a data mais lucrativa para o setor de alimentação fora do lar. O proprietário de uma pizzaria em Ribeirão Preto, Dai Rodrigues, informou que já recebeu reservas que ocupam 50% da capacidade do estabelecimento para o dia 12 de junho. Ele destacou que os restaurantes investem em decoração temática, música ao vivo e cardápios especiais para a data.

Extensão da comemoração e recomendações: Vinícius Iose, diretor executivo da Associação Brasileira do Setor de Alimentação Fora do Lar (Brasil), explicou que a entidade incentiva a extensão das comemorações do Dia dos Namorados para toda a semana, de segunda a domingo. Segundo ele, essa estratégia visa evitar a superlotação dos estabelecimentos no dia 12 e garantir melhor atendimento e qualidade do serviço.

Vinícius ressaltou que Ribeirão Preto atrai turistas de várias cidades e que 82% dos estabelecimentos locais projetam faturar mais em 2024. Ele recomendou que casais que não conseguiram reservar para o dia 12 aproveitem os dias seguintes para comemorar com conforto e qualidade.

Entenda melhor

O Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho, é uma das principais datas para o comércio varejista e setor de alimentação em Ribeirão Preto, movimentando diversos segmentos econômicos. A tendência de valorização de experiências em vez de presentes físicos tem influenciado estratégias comerciais locais.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.