Levantamento aponta que temporada de festa junina e dias dos namorados são os responsáveis pelo desempenho
O comércio de Ribeirão Preto projeta um crescimento médio de 2% a 4% nas vendas de junho de 2025 em comparação ao mesmo período do ano anterior, Comércio de Ribeirão projeta crescimento de, segundo levantamento do Centro de Pesquisas do Varejo, ligado ao sindicato Cincovarp.
Fatores que impulsionam as vendas
O frio, a temporada de festas juninas e o Dia dos Namorados são apontados como principais motivadores para o desempenho positivo do comércio. O preço dos presentes deve variar entre R$ 250 e R$ 300.
Projeções e comportamento do consumidor: De acordo com D. Gagli, pesquisador e coordenador do Cincovarp, espera-se um pico de vendas até o Dia dos Namorados, seguido por uma acomodação natural no restante do mês. Caso a projeção se confirme, haverá uma recuperação em relação a junho de 2024, quando as vendas caíram 1% na comparação anual.
Leia também
Intenção de compras e preferências: Pesquisa indica que 62% dos consumidores de Ribeirão Preto planejam realizar compras no Dia dos Namorados. Desses, 61% pretendem adquirir um único presente e 27% dois itens. Sobre a percepção de preços, 59% consideram que os valores estão mais altos em relação ao ano anterior, 37% acham que os preços estão semelhantes e 4% acreditam que estão mais baratos.
Produtos e locais preferidos: Os produtos mais procurados para o Dia dos Namorados incluem roupas, lingeries, calçados, acessórios, perfumes, maquiagens, chocolates, joias, bijuterias, relógios de pulso, celulares, móveis, decoração, livros e flores naturais. As lojas físicas são o principal local de compra, com 57% da preferência dos consumidores. A data também movimenta o setor de restaurantes, bares, hotéis e motéis.
Entenda melhor
O levantamento do Centro de Pesquisas do Varejo, vinculado ao Cincovarp, baseia-se em dados coletados com consumidores locais, mas detalhes específicos sobre a metodologia e o tamanho da amostra não foram divulgados.



