Em junho as vendas cresceram 3,21%; economista Diego Galli Alberto celebra o cenário e projeta o segundo semestre
As vendas do comércio varejista de Ribeirão Preto registraram crescimento de 3,2% em junho, marcando a quinta alta consecutiva em 2023 e somando mais de R$ 600 milhões em movimentação financeira no primeiro semestre. Segundo Diego Galé Alberto, economista do sindicato do comércio varejista da cidade, esse resultado positivo é atribuído a dois fatores principais.
Dia dos Namorados e Descontos Governamentais
O Dia dos Namorados impulsionou as vendas em junho, contribuindo significativamente para o resultado positivo. Além disso, a concessão de descontos governamentais para a compra de veículos novos sustentou o crescimento das vendas ao longo do mês, mesmo sem um volume expressivo de vendas nesse setor.
Comparativo com 2022 e Perspectivas para o Segundo Semestre
Embora o crescimento de 18,33% no primeiro semestre de 2023 seja inferior aos 24,54% registrados no mesmo período de 2022, a alta de 3,05% ao mês em 2023 demonstra estabilidade. A diferença é explicada pela demanda reprimida de 2022, resultado da pandemia. Para o segundo semestre, a expectativa é otimista, impulsionada por fatores como a tendência de queda da taxa de juros, desaceleração da inflação, estabilização do dólar e dos combustíveis, além do programa governamental Desenrola.
Leia também
Mercado de Trabalho e Perspectivas Futuras
A melhora na economia também gera perspectivas positivas para o mercado de trabalho. Embora haja estabilidade nas contratações em junho e julho, espera-se um aquecimento no segundo semestre, impulsionado pelas vendas de fim de ano e aumento do consumo. A expectativa é de aumento de contratações, incluindo temporárias, com possibilidade de efetivação posterior.



