CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Comércio de Ribeirão registra queda nas vendas de fevereiro

Setores mais afetados foram papelarias, eletrodomésticos e óticas
queda nas vendas
Setores mais afetados foram papelarias, eletrodomésticos e óticas

Setores mais afetados foram papelarias, eletrodomésticos e óticas

As vendas no comércio varejista de Ribeirão Preto registraram queda de quase 2,5% em fevereiro, segundo dados divulgados pelo sindicato do setor. O economista Marcelo Bosse aponta a forte retração de 10% nas vendas de livrarias e papelarias como principal fator para esse resultado negativo.

Queda expressiva em livrarias e papelarias impacta cenário geral

A redução significativa nas vendas de livrarias e papelarias, de 10%, influenciou fortemente o desempenho geral do comércio em fevereiro. Segundo Bosse, a ampla disponibilidade desses produtos em outros estabelecimentos, como supermercados e lojas populares, contribuiu para essa queda.

Setores com crescimento e perspectivas futuras

Apesar do cenário negativo, alguns setores apresentaram crescimento nas vendas. Calçados registraram alta de 0,75%, e roupas, de 2,67%. Embora a queda tenha sido generalizada em alguns setores, como eletrodomésticos (-5,77%), ópticas (-4%) e móveis (-3%), esses resultados positivos em outros segmentos oferecem um mínimo de alento para o comércio. A expectativa é de meses alternados com alta e baixa nas vendas, resultando em uma pequena melhora ao longo do ano.

Impacto no mercado de trabalho

A queda nas vendas também se refletiu no mercado de trabalho, com redução de 2,12% no número de empregos. Essa diminuição é atribuída, em parte, ao fim de contratos temporários. No entanto, Bosse acredita que, com a recuperação da economia e das vendas, haverá uma reação positiva nas contratações ao longo do ano.

Em resumo, o mês de fevereiro apresentou resultados mistos para o comércio varejista de Ribeirão Preto. Embora alguns setores tenham demonstrado crescimento, a queda expressiva em livrarias e papelarias impactou o resultado geral. A expectativa é de recuperação gradual ao longo do ano, com oscilações entre períodos de alta e baixa nas vendas e um aumento gradual nas contratações.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.