Balanço foi 2% menor que no mesmo período do ano passado; em fevereiro os lojistas também apontaram queda nas vendas
As vendas no comércio de Ribeirão Preto registraram queda pelo segundo mês consecutivo, de acordo com pesquisa do Sincovarpe.
Março: Queda nas Vendas
Em março, as vendas caíram 2%, enquanto em fevereiro a queda foi de 2,3%. A pesquisa entrevistou empresas do setor, e 65% relataram vendas piores em comparação ao mesmo período do ano passado. Apenas 31% tiveram aumento nas vendas, e 4% mantiveram o mesmo nível.
Setores Atingidos
A maioria dos setores apresentou queda. O setor de vestuário foi a exceção, com crescimento de 3%. Os maiores impactos negativos foram sentidos pelos setores de cinefoto (-5%), ótica (-4%), livraria e papelaria (-13,5%), presentes (-3%), eletrodomésticos (-1,5%), calçados (-1,5%), tecidos e enxoval (-1%) e imóveis (-1%).
Leia também
Emprego Estável, Mas Sem Contratações
Apesar da queda nas vendas, o nível de emprego se manteve estável. Nenhuma das empresas entrevistadas realizou contratações ou demissões. O economista Marcelo Boze Rodrigues atribui essa estabilidade ao quadro de funcionários enxuto, resultado do fechamento de lojas nos anos anteriores. A falta de crescimento consistente nas vendas impede novas contratações.
Apesar do cenário de março, o comércio mantém expectativas positivas para abril, impulsionadas pelas vendas do Dia das Mães, consideradas o segundo melhor período do varejo. A expectativa é de um crescimento entre 2,5% e 3% em relação ao ano anterior. O cartão de crédito foi a forma de pagamento mais utilizada, representando 55% das vendas, seguido por pagamento à vista (34%) e cheque/carnê (9%).



