Apesar da piora nos números, a expectativa dos comerciantes para as vendas de fim de ano ano é positiva
Após meses de crescimento, o comércio varejista de Ribeirão Preto e região registrou queda em setembro.
Setembro: Queda nas Vendas
De acordo com pesquisa do Cincovarp, houve uma retração de 0,63% nas vendas em setembro de 2017, em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Apesar do resultado negativo geral, alguns setores apresentaram crescimento. Vestuário (quase 6%), calçados (aproximadamente 13,5%), eletrodomésticos e móveis (2,5% cada) e tecidos (quase 2%) foram os destaques positivos. Por outro lado, cinema e foto (-9%), presentes (-6%), livraria e papelaria (-5%) e ótica (-2%) registraram quedas significativas.
Análise do Cenário Econômico
O economista Marcelo Bos e Rodrigues, do Cincovarp, explica que a queda não foi estrutural e que há expectativa de aumento nas vendas de fim de ano, impulsionado por contratações temporárias e efetivações. Ele destaca a oportunidade para quem busca emprego e prevê crescimento em relação ao ano anterior, embora os números do primeiro semestre tenham sido negativos, com fevereiro sendo o pior mês (-2,5%). A pesquisa também aponta mudanças no perfil do consumidor, com maior utilização de meios de pagamento como cartão de crédito e débito.
Leia também
Expectativas Futuras e Perfil do Consumidor
Apesar da queda em 2017, a perspectiva é positiva para o futuro próximo, com previsão de crescimento de 1% a 2% nas vendas de fim de ano em comparação com o mesmo período de 2016. O economista acredita na retomada gradual da economia e do consumo, com crescimento econômico acontecendo aos poucos. A pesquisa também destaca a mudança no perfil do consumidor, que atrásra utiliza mais meios de pagamento eletrônicos.



