Pesquisa feita pela ACIRP aponta 586 dispensas no segmento
A partir de 1º de junho, o comércio de Ribeirão Preto reabre as portas gradualmente, seguindo as novas regras estabelecidas pelo Governo do Estado de São Paulo. A retomada visa um equilíbrio entre a saúde pública e a recuperação econômica.
Horários de funcionamento
As lojas de rua funcionarão de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 15h. Já os shoppings abrirão de terça a sábado, das 12h às 20h, permanecendo fechados aos domingos. Dorival Balbino, presidente da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP), considera o cronograma positivo, oferecendo um bom horário para consumidores e comerciantes.
Impacto econômico e medidas de segurança
Uma pesquisa da ACIRP revelou que 60% das empresas entrevistadas correm o risco de fechar em até dois meses, com quase 40% tendo demitido funcionários. O setor comercial foi o mais afetado, registrando 586 demissões. Apesar disso, Balbino acredita que a reabertura gradual ajudará a conter o número de demissões. A associação reforça a importância do cumprimento das normas sanitárias, como o uso de máscaras e álcool em gel, para evitar retrocessos.
Leia também
Outras restrições
Escritórios, concessionárias e imobiliárias também poderão reabrir a partir de 1º de junho, das 8h às 18h. Tanto para estes estabelecimentos quanto para o comércio de rua e shoppings, a capacidade de ocupação será limitada a 35% da capacidade total, conforme alvará de funcionamento. Esta restrição também se aplica às vagas de estacionamento dos shoppings (uma vaga ocupada a cada três).
A reabertura gradual do comércio em Ribeirão Preto representa um passo importante na recuperação econômica da cidade, mas exige a colaboração de comerciantes e consumidores para garantir o sucesso e a segurança de todos, evitando aglomerações e seguindo rigorosamente os protocolos de higiene.



