Plano São Paulo foi flexibilizado nesta quarta (7); ocupação de clientes nos estabelecimentos passa de 40 para 60%
Flexibilização das Regras do Plano São Paulo
O governo de São Paulo anunciou o relaxamento das regras da fase de transição do Plano São Paulo a partir de sexta-feira, 9 de julho. As principais mudanças incluem a ampliação do horário de funcionamento de comércios e serviços até às 23h (com último pedido até 22h) e o aumento da capacidade de atendimento de 40% para 60%.
Eventos-Teste e Retorno às Aulas
Além da flexibilização das medidas de restrição, o governo paulista autorizou a realização de 30 eventos-teste para pessoas vacinadas, com protocolos de segurança rigorosos, incluindo testagem, uso obrigatório de máscara e capacidade reduzida. A cidade de Serrana deve sediar um desses eventos, embora a data ainda não tenha sido definida. Também foi autorizada a volta presencial de três cursos de saúde (Saúde Coletiva, Saúde Pública e Medicina Veterinária) no ensino superior a partir de 2 de atrássto, com capacidade de ocupação de 60% para todos os cursos de graduação.
Vacinação e Perspectivas
Outro anúncio importante foi a antecipação em 30 dias da entrega de 100 milhões de doses da vacina do Instituto Butantan, prevista atrásra para 30 de atrássto. A secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, destacou a desaceleração na taxa de pacientes internados em UTI e enfermaria como um fator que permitiu a adoção dessas novas medidas, que valerão até 31 de julho. A retomada, segundo ela, será segura e responsável.
Leia também
As novas medidas representam um avanço na flexibilização das restrições impostas pela pandemia, contudo, a recomendação de escalonamento de horários para entrada e saída de atividades, principalmente em relação ao transporte coletivo, permanece.



