Governo de São Paulo flexibilizou as regras da quarentena; estado passou da fase vermelha para a de transição do Plano SP
São Paulo flexibiliza medidas restritivas: Comércio e igrejas reabrem
Regras para a Fase de Transição
O governo de São Paulo anunciou a flexibilização de algumas medidas restritivas, mantendo a fase vermelha do Plano de Retomada da Economia. A partir de 18 de abril (domingo), comércios poderão funcionar das 11h às 19h, com capacidade limitada a 25%. A partir de 24 de abril (sábado), restaurantes, salões de beleza, barbearias, academias e atividades culturais também poderão reabrir, seguindo horários específicos e com a mesma restrição de capacidade.
Horários e atividades liberadas
A primeira semana (18 a 23 de abril) foca na liberação de atividades comerciais. Na segunda semana (24 a 30 de abril), além do comércio, restaurantes, salões de beleza, barbearias, atividades culturais (museus e galerias), e academias poderão funcionar. Os restaurantes e atividades culturais seguem o horário do comércio (11h às 19h), enquanto as academias terão dois horários: 7h às 11h e 15h às 19h. É importante ressaltar que todos os estabelecimentos devem seguir os protocolos sanitários e operar com 25% da capacidade.
Leia também
Abastecimento de medicamentos e leitos de UTI
O secretário estadual de saúde, Jean Gornstein, afirmou que o abastecimento de medicamentos para intubação na rede estadual de saúde está garantido, com remanejamento diário para os municípios. O governo aguarda um aporte de mais de 400 mil doses do Ministério da Saúde e realiza operações internacionais para aquisição de medicamentos. Todos os leitos de UTI da rede estadual serão mantidos nos próximos meses.
As medidas anunciadas são válidas até 30 de abril. Uma nova reclassificação será feita em 1º de maio. Prefeituras municipais devem seguir as regras estaduais ou manter as restrições mais rígidas da fase vermelha.



