CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Comércio inicia a contratação de temporários para o Natal

Cerca de 60 mil pessoas serão contratadas no país nos próximos três meses
contratação temporários Natal
Cerca de 60 mil pessoas serão contratadas no país nos próximos três meses

Cerca de 60 mil pessoas serão contratadas no país nos próximos três meses

Apesar da instabilidade política e econômica, o fim do ano é sinônimo de aumento nas vendas para o comércio varejista. Lojas reforçam seus estoques, criam promoções e contratam funcionários temporários para atender à demanda. Especialistas projetam um crescimento de até 10% nas contratações temporárias em todo o país em comparação ao mesmo período do ano passado.

Contratações em alta: expectativa de crescimento

A expectativa positiva se reflete no relato de Françelle Gonçalves Ananias, gerente de uma loja de calçados. Ela prevê um aumento de 7% nas vendas em relação ao ano anterior e, para isso, precisa contratar 15 novos cobradores. A SPC Brasil estima a contratação de quase 60 mil funcionários temporários, um aumento em relação às 51 mil do ano passado.

Impulso econômico e perspectivas futuras

Para o economista Edgar Monfort Merlo, esse crescimento nas contratações é um reflexo da melhora gradual da economia brasileira nos últimos meses. A recuperação, segundo ele, impulsiona os investimentos e gera um consumidor menos pessimista, aumentando a demanda por produtos e serviços e, consequentemente, a geração de empregos. Em Ribeirão Preto, o setor de calçados deve liderar as contratações, com um aumento de 6%. O Cincovarpio, sindicato do comércio varejista, acredita na possibilidade de efetivação dos funcionários temporários com a continuidade do crescimento econômico.

Efetivação e cautela

Marcelo Boas, economista do Cincovarpio, destaca a possibilidade de muitos funcionários temporários serem efetivados após o período de experiência, especialmente em empresas que trabalham com quadros de funcionários reduzidos. No entanto, Edgar Monfort Merlo alerta para a necessidade de cautela, afirmando que a retomada definitiva do mercado de trabalho só deve ocorrer no próximo ano. Embora haja uma melhora, a recuperação consistente dependerá da retomada de investimentos com o novo governo. A Associação Brasileira do Trabalho Temporário também divulgou dados positivos, projetando mais de 434 mil contratações temporárias nos setores de indústria, comércio e serviços em todo o Brasil, com a maioria em São Paulo.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.