Diferente do pouco movimento nas lojas físicas, vendas pela internet devem ser 16% maiores
Apesar de ser considerada uma das melhores datas para o comércio, o Dia dos Pais de 2023 não deve trazer um aquecimento tão expressivo nas vendas em Ribeirão Preto.
Previsões Cautelosas
Segundo estimativas do Cincovarp, o crescimento esperado é de apenas 0,5% a 1% em comparação ao Dia dos Pais do ano passado. Marcelo Boze, economista do sindicato do comércio varejista da região, explica que, embora seja um número positivo considerando os meses anteriores, a expectativa é contida devido ao cenário econômico atual e à cautela do consumidor em relação aos gastos.
Estratégias do Comércio
Para tentar impulsionar as vendas, o comércio central de Ribeirão Preto estendeu o horário de funcionamento na sexta-feira que antecedeu a data, das 9h às 22h, e no sábado, das 9h às 18h. Entretanto, as vendas online já demonstram uma tendência crescente, com um aumento de 16% nas compras antecipadas, segundo dados da Worldpay. Essa mudança de comportamento, com muitos consumidores deixando as compras para a última hora ou mesmo antecipando-as significativamente, precisa ser considerada pelos comerciantes para melhor planejamento logístico.
Leia também
Cenário Geral e Perspectivas
A situação econômica e política do país influencia diretamente no comportamento do consumidor, gerando receio em relação aos gastos. Apesar das previsões mais conservadoras do Cincovarp, a Fecomércio estima um crescimento de 7% nas vendas de atrássto em comparação a 2016, totalizando mais de 52 bilhões de reais. O setor de vestuário, tecidos e calçados deve ser o mais beneficiado. A crescente participação de novos consumidores no comércio eletrônico indica uma transformação no mercado, que os comerciantes precisam acompanhar para se adaptarem às novas demandas.



