Sandra Brandini, presidente da Acirp, comenta o que foi discutido na reunião; ouça a entrevista!
Os comerciantes de Ribeirão Preto têm manifestado diversas reivindicações relacionadas à falta de diálogo com o governo municipal, Comércio se reúne com vice, obras, mobilidade urbana e outros temas que consideram importantes para o funcionamento do comércio local. A Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) tem atuado para representar esses interesses e marcou uma reunião com a atual gestão municipal para discutir essas demandas.
O diálogo entre a Acirp e o governo começou ainda em dezembro, Comércio se reúne com vice, antes da posse do prefeito Ricardo Silva, quando foram realizadas reuniões com comerciantes e entidades da sociedade civil para ouvir suas necessidades e auxiliar na elaboração do plano de governo para o período de 2025 a 2028.
Reunião com a nova gestão
Na última segunda-feira, a Acirp promoveu uma reunião com diretores, superintendentes e equipe técnica da associação, incluindo áreas jurídicas, marketing e economia, para aproximar-se do secretariado da Prefeitura de Ribeirão Preto. Segundo Sandra Brandani, presidente da Acirp, essa aproximação tem sido importante para manter o diálogo entre o setor comercial e a administração municipal.
Leia também
Medidas iniciais do governo: De acordo com Brandani, o início do mandato já trouxe algumas conquistas, como o decreto 001-25, que mantém o estacionamento rotativo nas ruas Barão do Amazonas e Visconde de Inhaúma, das 9h às 16h, medida solicitada pela Acirp e implementada pelo governo anterior. Além disso, houve a abertura do estacionamento na Rua D. Pedro da Saudade, o que, segundo a presidente, impulsionou o comércio local.
Demandas e expectativas para os próximos anos: A Acirp destacou a importância de manter o diálogo ao longo dos quatro anos de governo. Entre as demandas apresentadas estão a melhoria da segurança no centro da cidade, a limpeza das ruas, especialmente após as chuvas que espalharam terra pela região central, e a requalificação das fachadas comerciais, já que pesquisas indicam que 90% delas estão desbotadas ou em más condições.
Outro ponto abordado foi o problema do lixo no centro e nos bairros, causado pela ação de andarilhos que espalham o lixo das ruas e das caçambas antes da coleta oficial. A associação pretende solicitar que a coleta seja realizada em horários diferentes para minimizar essa situação.
Centro Administrativo e revitalização do centro
Foi discutida também a pausa de 120 dias determinada pela Justiça sobre o contrato para construção de um novo prédio da Prefeitura, contratado pela administração anterior. A Acirp apoia a manutenção da prefeitura no centro da cidade e tem sugerido locais para essa finalidade, além de propor ações para aumentar o fluxo de pessoas na região central, contribuindo para a revitalização do comércio local.
Entenda melhor
A Acirp atua como interlocutora entre os comerciantes e o governo municipal, buscando garantir que as demandas do setor sejam consideradas nas políticas públicas. O diálogo iniciado antes da posse do atual prefeito tem como objetivo estabelecer uma parceria contínua para o desenvolvimento econômico e urbano da cidade.



