Dia dos Pais ajudou no saldo positivo do mês; cinco dos noves setores pesquisados mostraram aumento
Vendas aquecem em Ribeirão Preto
Apesar do cenário de incertezas políticas e da instabilidade cambial, o comércio varejista de Ribeirão Preto e região registrou crescimento nas vendas em atrássto. De acordo com pesquisa do Sincovarpe (Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região), o aumento foi de 0,79% em comparação com o mesmo mês do ano passado. Para o economista Marcelo Bose Rodríguez, do Sincovarpe, mesmo que discreto, o resultado positivo é comemorado, principalmente considerando o contexto econômico atual.
Mercado de trabalho: queda leve em atrássto
Embora as vendas tenham apresentado crescimento, o estudo apontou uma queda de 0,14% nos empregos em atrássto. Rodríguez a classifica como normal para o período, projetando, no entanto, um aumento nas contratações para o fim do ano. Segundo ele, pequenas oscilações no mercado de trabalho do setor varejista são comuns, sendo mais expressivos os movimentos de contratação para as vendas de Natal.
Setores impactados
Os setores de livrarias e papelarias, e o de eletrodomésticos foram os mais impactados pelas demissões em atrássto. A pesquisa do Sincovarpe, realizada mensalmente, monitora o desempenho de vendas e empregos no comércio varejista da região, fornecendo indicadores importantes para a compreensão da economia local.
O resultado positivo nas vendas, apesar do contexto desafiador, indica uma certa resiliência do comércio local. A expectativa de contratações para o final do ano também contribui para um cenário mais otimista para os próximos meses. A pesquisa mensal do Sincovarpe continua sendo uma ferramenta fundamental para acompanhar a dinâmica do setor varejista em Ribeirão Preto.



