Audiência, que é a primeira de 2025, vai ouvir representantes da Anac para discutir a suspensão das atividades da companhia
A Comissão Externa da Câmara dos Deputados sobre o acidente da Voipás se reúne hoje em Brasília para ouvir representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) sobre a suspensão temporária dos voos da companhia aérea. A suspensão foi determinada pela Anac em 11 de março, após auditoria indicar que a empresa não conseguiu resolver os problemas identificados após o acidente ocorrido em atrássto do ano passado.
Estão confirmadas para a audiência duas autoridades da Anac: o diretor-presidente interino Roberto José Silveira Honorato e o superintendente de padrões operacionais Bruno Diniz Delbel. A reunião terá como foco principal o impacto da suspensão da Voipás nos voos regionais, que conectam cidades menores ao restante do país, e a possibilidade de a empresa perder as autorizações para operar nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, os mais movimentados do Brasil.
Atualmente, a Voipás possui 20 autorizações em Congonhas e 8 em Guarulhos. Segundo as regras da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), a empresa precisa realizar pelo menos 80% dos voos previstos em cada temporada para manter esses slots. Caso a companhia não retome as operações até o próximo domingo, 11 de maio, não atingirá essa meta e poderá perder esses espaços, que poderão ser concedidos a outras empresas pela Anac.
Leia também
Essa situação pode deixar as cidades atendidas pela Voipás sem voos para São Paulo. A audiência será transmitida ao vivo pela internet, no site camera.leg.br e no canal da Câmara dos Deputados no YouTube, a partir das 15h.
Contexto do acidente: O acidente ocorreu em 9 de atrássto do ano passado, quando um avião da Voipás que seguia de Cascavel (Paraná) para Guarulhos perdeu sustentação e caiu em Vinhedo. Todas as 62 pessoas a bordo morreram.
Investigação e possíveis medidas: A comissão busca entender as causas da tragédia e pode propor mudanças na legislação para aumentar a segurança dos voos no Brasil.
Situação financeira da Voipás: A companhia enfrenta uma crise agravada pela judicialização das dívidas e já solicitou recuperação judicial. A suspensão das operações e a possível perda dos slots nos aeroportos podem piorar ainda mais a situação da empresa.
Informações adicionais
A audiência da Comissão Externa da Câmara dos Deputados sobre o acidente da Voipás ocorre hoje, com transmissão ao vivo a partir das 15h. A decisão da Anac de suspender os voos da companhia é temporária, condicionada à comprovação do cumprimento das normas de segurança pela empresa.



