CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Comissão faz alerta à Cetesb sobre risco de contaminação da bacia do Rio Pardo

Vereadores constataram perigo de rompimento da barragem de rejeitos radioativos localizada em Poços de Caldas
contaminação Rio Pardo
Vereadores constataram perigo de rompimento da barragem de rejeitos radioativos localizada em Poços de Caldas

Vereadores constataram perigo de rompimento da barragem de rejeitos radioativos localizada em Poços de Caldas

A ameaça de contaminação radioativa na bacia do Rio Pardo, caso ocorra o rompimento de uma barragem em Poços de Caldas (MG), acendeu o alerta de autoridades e especialistas. A preocupação reside no risco de milhares de toneladas de rejeitos contaminantes, incluindo urânio, tório e rádio, se espalharem pela região.

Risco de contaminação e alerta oficial

A Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Ribeirão Preto oficiou a CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e outras autoridades, alertando sobre o risco iminente. O alerta foi baseado no perigo do rompimento de uma barragem de rejeitos radioativos desativada há mais de 20 anos, pertencente à Comissão Nacional de Energia Nuclear. A preocupação se assemelha aos desastres de Mariana (2015) e Brumadinho (2019).

Ações e responsabilidades

O vereador Marcos Papa, presidente da comissão, reforça a necessidade de ação preventiva, considerando a gravidade do risco para a população. A CETESB já encaminhou o alerta às autoridades em São Paulo e São João da Boa Vista. A Agência Nacional de Mineração e o Ministério Público de Minas Gerais também foram notificados. Apesar dos esforços para monitorar a situação, a falta de resposta da Comissão Nacional de Energia Nuclear preocupa.

Monitoramento e próximos passos

Embora a comissão não afirme que o risco seja iminente, a necessidade de ação preventiva é clara. A recuperação da barragem está em andamento, mas o risco de contaminação da bacia do Rio Pardo persiste. Acompanhamento constante e resposta das autoridades competentes são cruciais para garantir a segurança da população. A busca por um posicionamento da Comissão Nacional de Energia Nuclear continua.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.