As referências de índices variaram conforme os números deste ano e a reclassificação deve ter novidades
Nesta semana, acompanhamos de perto as atualizações do governo do estado de São Paulo sobre a pandemia e o plano de retomada. O governador deve anunciar novas informações e indicadores, com a possibilidade de algumas regiões avançarem de fase.
Anúncio do Governo
A atualização do Plano São Paulo está prevista para sexta-feira, dia 30 de abril. As regras atuais da fase de transição permanecem até 1º de maio, com novas fases previstas a partir do dia 2 de maio. Conversamos com integrantes do governo Doria para entender como será essa atualização e a possibilidade de regiões como Ribeirão Preto avançarem para a fase laranja.
Cenário em Ribeirão Preto e Região
A região de Ribeirão Preto apresenta uma média móvel de mortes de 22,3. Apesar disso, a ocupação de UTIs na região (26 cidades) está abaixo de 90%, atualmente em 89,1%, um cenário favorável. É importante diferenciar os dados da cidade de Ribeirão Preto dos dados regionais, que são os considerados pelo governo estadual para a flexibilização das fases.
Leia também
Desafios para a Saúde
Apesar da melhora nos indicadores regionais, o Hospital das Clínicas (HC) de Ribeirão Preto enfrenta dificuldades para manter o número de leitos abertos devido à falta de profissionais de saúde. A alta demanda durante a segunda onda da pandemia, que chegou a 314 leitos, pressionou o sistema de saúde, e a redução da ocupação e internações ainda é necessária para um alívio completo.
Ainda que os números estejam melhorando, a cautela com as medidas de segurança é fundamental. A situação da saúde na região permanece delicada e requer atenção contínua.